Picuí sedia terceiro encontro do Intercâmbio Circuito Municípios de Mãos Dadas pela Igualdade de Gênero

por Fabiana Agra Publicado em 26/05/2022 às 10:14

A Prefeitura Municipal de Picuí sediou, na última sexta-feira (20/05), o terceiro encontro do “Intercâmbio Circuito Municípios de Mãos Dadas pela Igualdade de Gênero”. A iniciativa reúne representantes de dez prefeituras paraibanas e tem como objetivo discutir, ao longo do ano de 2022, as práticas exitosas de atuação das gestões municipais para o fortalecimento e protagonismo das redes locais de atendimento e política para as mulheres.

A cada mês, um dos municípios recebe a visita dos demais para compartilhar as suas realizações em prol da igualdade de gênero e, ao final do ciclo de visitas, todas as equipes se unirão para a elaboração de um livro sobre o projeto. No mês de junho, além de Queimadas, município responsável pelo projeto, e de Picuí – anfitrião do evento -participaram do terceiro encontro do intercâmbio os municípios de Aroeiras, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Cubati, Cruz do Espírito Santo, Fagundes e Umbuzeiro.

Os participantes foram recepcionados pela primeira-dama e coordenadora municipal de políticas públicas para as mulheres, Adriana Lucena, que abriu o evento; em seguida, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rejane Miranda; a secretária de Assistência Social, Keiles Lucena; a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Maria da Guia Lucena; a secretária de Saúde, Janaína Almeida e a secretária de Planejamento, Rita de Cássia, destacaram a importância do evento – tendo sido acompanhadas pela secretária de Desenvolvimento Social de Queimadas, Maria Alzenira Alexandrino; e pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Queimadas, Isânia Monteiro, que também pontuaram a relevância do intercâmbio para todos os municípios envolvidos. No encerramento dasolenidade de abertura, o prefeito de Picuí, OlivânioRemígio, ressaltou a atualidade e importância da formação de redes em todos os âmbitos sociais.

Em seguida, técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social apresentaram os programas e projetos voltados para as mulheres de Picuí, tendo por culminância o detalhamento do “Protocolo Municipal de Atendimento para Casos de Violência de Gênero contras as Mulheres”.

O evento foi finalizado com a apresentação da confecção do campo destinado ao município de Picuí, do tapete mural que está sendo preenchido àcada encontro e evidenciando os aspectos artístico-culturais de cada município sede. O quarto encontro do intercâmbio acontecerá no final de julho, no município de Boa Vista.