Picuí sedia evento de turismo regional

por Janderye Macedo Publicado em 18/03/2024 às 09:12

Na última sexta-feira (15), foi realizado no auditório municipal o lançamento do projeto de turismo denominado Três Caminhos. O projeto Rede de Agentes Turísticos é uma iniciativa do Sebrae Nacional em parceria a Empresa Lab Turismo, que acontece em vários estados do Brasil, o Agente de Roteiros Turísticos “atua nos territórios turísticos para estimular e apoiar na implementação e/ou no fortalecimento da estratégia de destinos turísticos (governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade).

Por meio desse projeto, os municípios inseridos e com interesse em desenvolver o turismo local, recebem orientações sobre os principais eixos da área. Exemplos da criação do departamento de turismo e inclusão do nome turismo na pasta de acordo com a preferência do gestor municipal são alguns dos principais detalhes para o início dos trabalhos.

Outro eixo destaca sobre o desenvolvimento e melhoria dos produtos ou roteiros que foram criados, a exemplo dos Caminhos dos Ancestrais do Seridó, Caminhos das Minas e Gemas e Caminhos do Seridó. Por meio das orientações fornecidas, foram criados dez portfólios turísticos das respectivas cidades com a criação do banco de imagens aéreas e terrestres dos municípios inseridos no projeto.

O Prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, destacou na cerimônia que temos uma região de grande poder de exploração turística com alta capacidade de mostrar ao mundo muito do que temos. “O nosso município é o décimo segundo maior em extensão territorial da Paraíba, com isso, temos três microclimas que são a serra, caatinga e seridó, ou seja, cada local tem sua especificidade e forma de se apresentar ao público que queira conhecer. Além dos sítios arqueológicos, culinária e geologia que podemos mostrar a todos o quão rico em potencial é, junto aos demais municípios da região”, destacou.

O Secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Ranieri Ferreira, enfatizou o acolhimento que o povo de Picuí tem com os seus visitantes e a gastronomia local. “Em qualquer lugar que você vá, o visitante é bem-vindo porque somos um município muito acolhedor e nossa gastronomia é muito forte além do relevo e cultura. Picuí e essa região tem muito potencial, com essas oportunidades, podemos nos organizar melhor. Hoje estamos no mapa brasileiro de turismo, por aí já temos uma boa referência. Tudo fruto de muito trabalho e articulação. Vamos melhorar ainda mais o nosso potencial turístico e mostrar a riqueza que temos aqui para os visitantes”, enfatizou.

Estiveram presentes ao evento também representantes dos municípios de Frei Martinho, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, São Vicente do Seridó, Cubati, Juazeirinho, Tenório e Junco do Seridó.

O fortalecimento do turismo local é de grande importância em várias dimensões, tanto econômicas quanto sociais e culturais. Em linhas gerais, o fortalecimento do turismo local não só contribui para o crescimento econômico, mas também para a preservação da identidade cultural, o desenvolvimento comunitário e a melhoria geral da qualidade de vida das pessoas que vivem na região.

Acesse todas as imagens do evento clicando aqui.