Notícia

Picuí sedia curso sobre deficiências no esporte paralímpico

por Janderye Macedo Publicado em 05/09/2023 às 09:16

Até esta quarta-feira (06) estará acontecendo no auditório municipal um curso com o tema voltado para o incentivo e conhecimentos diversos sobre o desenvolvimento do esporte paralímpico na região. O público-alvo é para professores de educação física.

De forma presencial, os profissionais da área estarão aprendendo numa carga horária de vinte horas, sobre o sistema paralímpico nacional: estruturas, competições, organização, carreira profissional do treinador, do atleta e protagonismo da pessoa com deficiência, modalidades paralímpicas com os perfis de cada deficiência elegível com potencial de rendimento e sobre a biomecânica do paradesporto, adaptações e inclusão nas aulas de educação física.

A Secretária de Educação, Guia Lucena, que é entusiasta da causa das pessoas com deficiência, deu as boas-vindas aos profissionais de Picuí e demais cidades que estarão participando da formação. “Desde a universidade eu abracei a causa da pessoa com deficiência e sempre que vejo uma oportunidade de ver a cada dia eles se destacarem faço minha parte enquanto educadora e secretária de educação”, disse.

Incentivar a prática de esportes inclusivos para jovens com deficiência é fundamental para promover a igualdade, a inclusão social e o bem-estar físico e mental. Algumas estratégias e iniciativas podem ser adotadas para apoiar a participação de jovens com deficiência em atividades esportivas como acesso a instalações acessíveis, esportes adaptados, parcerias com organizações, campeonatos e eventos inclusivos, promoção da consciência social, apoio às famílias e avaliação individualizada.

Lembrando que a inclusão no esporte não apenas beneficia os jovens com deficiência, mas também enriquece a comunidade esportiva como um todo, promovendo valores de respeito, cooperação e aceitação.

Galeria de fotos