Picuí sedia audiência pública sobre Complexo de Energia Solar

por Janderye Macedo Publicado em 20/09/2023 às 09:37

Na tarde desta terça-feira (19), foi realizada audiência pública no auditório municipal com objetivo de apresentar e informar a população sobre atuação do complexo fotovoltaico (energia solar) na região do município.

O evento foi realizado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), responsável também pela licença ambiental no estado tanto para energia solar quanto para demais geradores de energia renovável, à exemplo da eólica.

A empresa Fótons de Santa Susana Energias Renováveis AS, apresentou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). De acordo com informações colhidas pela reportagem do jornal municipal, o estudo realizado se refere a geração de energia por meio da luz do sol, através de grandes complexos de placas solares para essa finalidade. O complexo produzirá 133,4MW de energia.

A apresentação do EIA foi para mostrar todo impacto ambiental que virá junto com a implantação do complexo de energia solar. Com a audiência pública, a população pôde esclarecer dúvidas e saber mais detalhes de como será o funcionamento, abrangência por localidade e qual impacto ambiental terá no bioma caatinga, conhecido por ser sensível a intervenção humana.

O Prefeito Olivânio Remígio, acompanhado dos vereadores Ranieri Ferreira, Jean Barros e Diogo Marques, participou do evento. O complexo será instalado nas comunidades Quilombo Serra do Abreu e comunidade rural Olho D’água dos Cágados.

Veja como foi a audiência pública: