Picuí recebe certificação do Ministério do Turismo e continua no Mapa do Turismo Nacional

por AssCom/PMPicuí Publicado em 12/03/2024 às 02:16

A Prefeitura de Picuí, através da Diretoria de Turismo e Meio Ambiente, concluiu no início de março todas as etapas de cadastramento junto ao Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa), recebendo nesta segunda, 11, a certificação do Ministério do Turismo, por ter cumprido todas as exigências do Programa de Regionalização do Turismo, garantindo a permanência do município no Mapa do Turismo Nacional.

Considerada a cidade-polo do Seridó Oriental paraibano, o certificado qualifica o município de Picuí com estrutura para recepção a visitantes, garantindo a captação de recursos para projetos direcionados ao desenvolvimento do setor. A cidade de Picuí tem se destacado no turismo com a implementação de uma política eficaz de valorização aos atrativos locais, aos produtos turísticos e à promoção de ações turísticas, promovendo iniciativas e apoiando a iniciativa privada na promoção do turismo.

Segundo Fabiana Agra, diretora de Turismo e Meio Ambiente de Picuí, “as ações por parte do poder público, associadas às da iniciativa privada, estão consolidando o nosso munícipio no cenário turístico, lembrando que o processo é lento e constante. Assim, de forma contínua e responsável, Picuí está se firmando no cenário regional como um polo turístico, especialmente na oferta de hospedagem e na gastronomia, setores que não param de crescer”, completou Agra.

O que é o Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento que orienta a atuação do MTUR no desenvolvimento de políticas públicas e define o espaço que deve ser trabalhado pelo Ministério. São exigidos cinco critérios obrigatórios que apontem que o município investe no desenvolvimento do setor: existência de órgão responsável pela pasta do Turismo; dotação orçamentária destinada ao Turismo; prestadores de serviço cadastrados no Cadastur; conselho municipal de Turismo (COMTUR) e adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Já o Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de 8 eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.