PICUÍ RECEBE AÇÃO DAS ONG’S "MILAGRE SERTÃO" E "ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS"

Publicado em 02/11/2019 às 02:21

No último dia 26 de outubro, cerca de 100 famílias das comunidades rurais de Lajedo Grande, Mari Preto, Cachoeira das Onças, Lagoa da Caatinha, Serra Quebrada e Lagoa da Coruja, foram beneficiadas com ações de cidadania através das ONG’s  “Milagre Sertão” e “Engenheiros Sem Fronteiras”, que além de outras atividades, realizaram trabalhos de melhoria na Escola Municipal Antônio Ferreira da Costa.

Através da ação, Picuí recebeu  55 voluntários, que levaram mais de 2.320 peças de vestuário, 2 camas novas, 1,5 toneladas de comida, 130 kits de higiene para as comunidades rurais acima mencionadas. Nesta edição, foram realizadas 293 ações em saúde (151 procedimentos odontológicos, 100 escovações supervisionadas, 42 consultas médicas), além de oficinas de reutilização de resíduos pra confecção de sabão e de técnicas de plantio, palestra sobre o futuro e profissões para adolescentes, cortes de cabelo, além de almoço para cerca de 350 pessoas.

O prefeito Olivanio Remígio e a secretária de Assistência social Keiles Lucena, ficaram imensamente gratos pela ação exitosa das ONGs “Milagre Sertão” e “Engenheiros Sem Fronteiras”, visto que a satisfação das 100 famílias atendidas foi extremamente positiva e todas elas agradeceram o carinho e a solidariedade dos voluntários.

O Projeto Milagre Sertão é uma ONG criada em 2013, com sede em João Pessoa, atuante em todo o estado da Paraíba, que busca promover soluções eficazes no desenvolvimento de sistemas sustentáveis através do empoderamento das famílias que sofrem com os efeitos da seca. A ONG Milagre Sertão foi reconhecida de utilidade pública, por meio da Lei Estadual da Paraíba nº 10.894, de 26/05/2017.

Já a ONG Engenheiros Sem Fronteiras (ESF-Brasil) faz parte da rede Engineers Without Borders – International (EWB-I), presente em 65 países ao redor do mundo. Acredita na importância do envolvimento comunitário, do diálogo e da cooperação. Os projetos são desenvolvidos e executados por voluntários locais organizados em núcleos, que se envolvem pessoalmente com os membros da comunidade, escutam suas necessidades e estabelecem parcerias e amizades. A ONG ESF tem como pilares: a engenharia, a sustentabilidade, a educação e o voluntariado.