Na manhã desta quarta-feira (04), a Prefeitura Municipal de Picuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu o Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, no Auditório Municipal. O evento integra a Campanha Municipal “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” e teve como objetivo fortalecer as estratégias de proteção a meninas e mulheres vítimas de violência, por meio da análise de dados, ampliação de diálogos e alinhamento de fluxos entre as redes de atendimento e enfrentamento.
Mesa de Honra
A abertura oficial contou com a presença de autoridades locais e representantes das redes de proteção e enfrentamento. Participaram da mesa de honra:
- Rejane Miranda, secretária de Assistência Social;
- Guia Lucena, secretária de Educação, Cultura e Desporto;
- Jean Ronie, secretário de Administração;
- Adriana Lucena, coordenadora municipal da Mulher e da Diversidade Humana;
- Rízia Lima, coordenadora do CREAS;
- Sabrina Dantas, representante da Secretaria de Saúde e membro do Conselho da Mulher;
- Ranieri Ferreira, vereador e representante do Legislativo Municipal.
Painéis Temáticos
O seminário foi enriquecido por três painéis que abordaram aspectos cruciais do enfrentamento à violência contra a mulher:
Contextualização da violência contra a mulher
- Palestrante: Anne Elis Carvalho (advogada do CREAS Picuí)
- Temas: Tipologias, legislações vigentes e desafios enfrentados pelas equipes municipais.
Panorama municipal das violências notificadas
- Palestrantes: Karine de Lima Vasconcelos (delegada da Delegacia da Mulher), Rízia Lima (coordenadora do CREAS), José Franciedson Dantas (enfermeiro da Secretaria de Saúde).
- Tema: Dados e estatísticas das violências notificadas na rede municipal.
Atuação da rede de atendimento e enfrentamento
- Palestrante: Jucilene Barbosa
- Temas: Fluxos e competências, além do protocolo municipal para enfrentamento à violência.
Importância do Evento
O seminário foi um marco para o fortalecimento da rede de proteção e enfrentamento em Picuí, reafirmando o compromisso do Governo da Participação II em promover políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres.
Confira as imagens e os melhores momentos desse importante evento.