Notícia

Picuí realiza o II Fórum Comunitário do Selo Unicef

Publicado em 30/05/2024 às 11:43

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Prefeitura de Picuí realizaram nesta quarta, 29, das 8h às 13h, o II Fórum Comunitário do Selo Unicef de Picuí. A cerimônia aconteceu no auditório “José Tarciso Dantas”, localizado nas dependências do Centro Integrado de Políticas Sociais “Maria Francinete Lima Cunha”, que fica no Bairro Cenecista. O evento reuniu profissionais da rede de proteção, sociedade civil, crianças e adolescentes e teve por escopo avaliar os resultados sistêmicos e os indicadores de impacto social do município durante o quadriênio de 2021 a 2024, período em que o Selo está vigente no município.

 

Na ocasião, Fabiana Agra, articuladora do Selo Unicef em Picuí, detalhou o objetivo do evento: "O II Fórum Comunitário é o momento de análise das políticas públicas de crianças e adolescentes do município. É o momento em que os profissionais da rede de proteção, as crianças, os adolescentes e a sociedade civil como um todo, analisam as ações que Picuí executou durante a edição do Selo Unicef. É um documento, uma espécie de ‘raio-x’ que mostra onde estamos acertando, onde estamos errando e o que podemos melhorar nos próximos quatro anos, em relação aos resultados sistêmicos preconizados pelo Selo Unicef."

A certificação do Município de Picuí pelo Selo UNICEF significa a prioridade dada às políticas públicas para a infância e adolescência. A metodologia para esta avaliação inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que auxiliam no cumprimento dos direitos do público infantojuvenil, refletidos no Brasil pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Os sete eixos de discussão seguiram os resultados sistêmicos estabelecidos pelos indicadores do Selo Unicef. São eles: Sistêmico 1 - Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância, Sistêmico 2 - Educação de Qualidade para Todos, Sistêmico 3 - Hábitos de Higiene e Acesso à Água e Saneamento Básico assegurados para crianças e adolescentes nas escolas, Sistêmico 4 - Oportunidade de Educação, Trabalho e Formação Profissional para Adolescentes e Jovens, Sistêmico 5 - Desenvolvimento Integral, Saúde Mental e Bem-estar de Crianças e Adolescentes na Segunda Década da Vida, Sistêmico 6 - Prevenção e Resposta às Violências contra Crianças e Adolescentes e, por último, Sistêmico 7 - Proteção Social e Atenção Integral para Famílias Vulneráveis via Serviços Intersetoriais.

 

Estiveram presentes ao evento, dentre outras autoridades, o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio; a presidente do CMDCA, Rudineide Barbosa; Rejane Miranda (secretária de Assistência Social); Janaína Almeida (secretária de Saúde); Maria da Guia Lucena (secretária de Educação, Cultura e Desporto) – e demais secretários municipais; Ranieri Ferreira (representante do Poder Legislativo); a articuladora do Selo Unicef, Fabiana Agra; as mobilizadoras do Selo Unicef, Jucilene Barbosa, Airy Ysmênia e Leca Gomes, e o Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA-Picuí. Participaram também as equipes técnicas das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, Cultura e Desporto, membros do Conselho Tutelar e do CMDCA, além de estudantes e representantes da sociedade civil.