Picuí Realiza a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

por Kamylla Salusto Publicado em 12/03/2020 às 09:28

Na manhã de ontem (11/03), foi realizada com sucesso a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e pela Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Assistência Social e da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Na solenidade, estiveram presentes na mesa de honra, o Prefeito Constitucional de Picuí, Olivânio Remígio, a Secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Lucena, a Vereadora Jozelma, e, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Sra. Francisca Aparecida Firmino. Também marcaram presença no evento, a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Maria da Guia Lucena, e a Secretária de Saúde, Janaina, bem como profissionais, servidores da Educação e Saúde e mulheres usuárias dos projetos, programas e serviços da Assistência Social de Picuí e o público em geral.

Para o Prefeito Constitucional do município, Olivânio Remígio, é uma imensa satisfação realizar este importante evento mais um ano, visto a sua importância ao pautar a luta em defesa dos direitos das mulheres. O município de Picuí trata-se de um dos poucos que estão promovendo esta conferência e que o Governo da Participação tem como dever priorizar e garantir que as políticas de assistência social sejam realmente cumpridas, em prol daqueles e, principalmente, daquelas que, por ventura, tiveram seus direitos negligenciados.

A Secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, agradeceu pelo apoio da gestão municipal na realização não só da Conferência, que está em sua terceira edição, mas também da Semana da Mulher com atividades voltadas a priorizar as mulheres e a luta por garantia e equidade de direitos.

A Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Lucena, abriu oficialmente a cerimônia ao pautar, em sua fala, a relevância das políticas em prol da vida das mulheres, agradecendo ao Governo da participação que, através de uma gestão humanizada, apoia as ações e trabalhos desenvolvidos no município com as mulheres, defendendo-as e assegurando a sua dignidade.

A 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres contou com a ilustre participação da Psicóloga Educacional, Aldiene Vitória Nascimento, ao realizar uma importante palestra acerca das Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia. Na ocasião, a Psicóloga Educacional pontuou a contextualização e relevância das mobilizações sociais realizadas pelas mulheres ao longo da história para que seus direitos fossem assegurados.

O momento foi propício para refletir acerca das perspectivas e desafios impostos na contemporaneidade para que haja, de fato, a equidade de direitos. O público presente também participou e contribuiu com a palestra que versou acerca também da importância dos movimentos sociais feministas na luta por garantia de direitos e de liberdade de expressão.

Ao longo da 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, os profissionais, as mulheres e usuárias dos serviços das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social dividiram-se em 3 grupos de trabalhos, nos quais a sua principal temática abordada foi subdividida em eixos. Foram eles: Eixo I – A Política Municipal para as Mulheres: Avanços e desafios e o papel do Estado na gestão das políticas para as mulheres; Eixo II – O Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: Propostas de Estrutura, interrelações, instrumentos de gestão, recursos, política nacional de formação, estratégias de institucionalização, regulamentação e implementação do Sistema; e Eixo III – Políticas Públicas para as Mulheres: Avanços e desafios no enfrentamento às violências, saúde integral, trabalho, autonomia econômica, participação nos espaços de poder e decisão, educação para a igualdade e diversidade, ao racismo e a LGBTfobia.

Após a subdivisão, cada equipe de trabalho de acordo com o Eixo Temático escolhido planejou, refletiu e elaborou proposituras de Políticas Públicas para que novos encaminhamentos sejam dados na 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres. O resultado foi bastante produtivo. Para finalizar, foram escolhidas e eleitas as Delegadas Aldiene Vitoria Nascimento e Aparecida Firmino e suas respectivas suplentes Fabiana Agra e Clenilda para representarem Picuí na 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres. O momento marcou oficialmente o encerramento da 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.