Picuí participa do primeiro encontro do Intercâmbio Circuito Municípios de Mãos Dadas pela Igualdade de Gênero

por Fabiana Agra Publicado em 04/04/2022 às 07:51

Integrantes da Secretaria de Assistência Social de Picuí participaram, na última quinta-feira (31/03), na cidade de Queimadas/PB, do primeiro encontro do Intercâmbio Circuito Municípios de Mãos Dadas pela Igualdade de Gênero

A iniciativa reúne representantes de dez prefeituras paraibanas e tem como objetivo discutir, ao longo do ano de 2022, as práticas exitosas de atuação das gestões municipais para o fortalecimento e protagonismo das redes locais de atendimento e política para as mulheres.

Além de Queimadas, município responsável pelo projeto,participam do intercâmbio os municípios de Aroeiras, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Cubati, Cruz do Espírito Santo, Fagundes, Picuí e Umbuzeiro. A cada mês, um dos municípios receberá a visita dos demais para compartilhar as suas realizações em prol da igualdade de gênero e, ao final do ciclo de visitas, todas as equipes se unirão para a elaboração de um livro sobre o projeto.

O município de Picuí foi representado por Keiles Lucena, secretária de Assistência Social, Adriana Lucena, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Luana Silva, coordenadora do CREAS, Jucilene Barbosa, diretora dos Programas Sociais, e Fabiana Agra, responsável técnica pelo projeto “Conhecer, Conectar e Potencializar: Mulheres Negras de Picuí”.

Na solenidade de abertura, a secretária de Desenvolvimento Social de Queimadas, Maria AlzeniraAlexandrino; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Isânia Monteiro; a gerente administrativa do Ligeiro, Delúsia Barros; a secretária de Cultura de Queimadas, Angélica Figueiredo; a delegada da DEAM em Queimadas, Juliana Brasil; a representante do COMGEMAS Nacional, Keiles Lucena; a representante dos municípios integrantes do circuito, Maria de Guadalupe Dias; e o vereador Fabiano Pereira, destacarama relevância do intercâmbio para todos os municípios envolvidos.

Ao final das apresentações e dos grupos de trabalho, os participantes partilharam as suas análises sobre o encontro e montaram o calendário de visitas para o ano de 2022, sendo Boqueirão a próxima cidade a sediar o intercâmbio, no dia 29 de abril. Também foi confeccionado um tapete mural, dividido em dez campos a serem preenchidos a cada encontro e evidenciando os aspectos artístico-culturais de cada município sede. O primeiro campo foi preenchido com bordados feitos pelas artesãs queimadenses.

FONTE: www.queimdas.pb.gov.br