Picuí enviará representante para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília

por AssCom PMPicuí Publicado em 20/11/2023 às 09:12

Após três dias de debates sobre o setor cultural paraibana, foi encerrada neste sábado (18) a 4ª Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, realizada no Garden Hotel, em Campina Grande. O encontro terminou com a aprovação e a publicação da “Carta da Paraíba” e com a eleição dos 60 delegados que vão representar o estado na Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em março de 2024 em Brasília.

Na etapa municipal, Picuí elegeu três delegados para participarem da etapa estadual: Fabiana Agra, Ismael Moisés (representantes da sociedade civil), e Maria de Fátima Gomes – coordenadora do Programa Integra Educação Paraíba (representante do poder público), que representaram Picuí no evento.

O encontro, que reuniu mais de 430 delegados de 152 municípios, foi marcado pela descentralização das representatividades e pelo caráter democrático das discussões. Uma ação política que, de acordo com o Governo da Paraíba, demonstra o resgate da cultura como pauta política prioritária.

Na assembleia geral da Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, foram eleitos 36 delegados para compor a delegação paraibana que vai a Brasília em março de 2024 para participar da Conferência Nacional de Cultura. São 24 representantes da sociedade civil e 12 do Poder Público paraibano, sendo que se manteve uma equidade entre as diferentes regionais de cultura. De cada uma, portanto, foram escolhidos dois delegados da sociedade civil e um do Poder Público. A esses, se somam os 18 delegados já eleitos nos Encontros Setoriais da Cultura Paraibana e seis que serão indicados pela Secult-PB, perfazendo um total de 60 delegados paraibanos em Brasília.

Pela 4ª Regional da Cultura, que abrange 12 municípios do Seridó e Curimataú, foram eleitos Fabiana Agra, de Picuí, e Crisólito Marques de Cuité – representando a sociedade civil; e Bruno Ruan, de Frei Martinho, representando o poder público.

Em seguida, os delegados estaduais aprovaram a "Carta da Paraíba", um documento com 14 propostas do estado a serem debatidas no encontro nacional e que foram produzidas a partir dos debates realizados nos eixos temáticos. São as demandas e os anseios do setor cultural paraibano que serão discutidos e votados na capital federal.

Fonte: www.paraiba.pb.gov.br