Picuí enviará duas representantes para a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília

por AssCom/PMPicuí Publicado em 07/10/2023 às 09:11

O Estado da Paraíba realizou, nos dias 28 e 29 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa, a 14ª Conferência Estadual de Assistência Social – cujo tema central foi "Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos".

Na etapa municipal, Picuí elegeu duas delegadas para participarem da etapa estadual: a assistente social Jucilene Barbosa (representante da sociedade civil), e a assistente social e coordenadora do CREAS Luana Silva (representante do poder público), que representaram Picuí no evento, juntamente com a secretária de Assistência Social, Keiles Lucena que, à convite do Conselho Estadual de Assistência Social, foi uma das facilitadoras dos 5 cinco eixos que foram discutidos nos grupos de trabalho, sendo a mediadora do eixo 1, que discutia o financiamento da assistência social.

Durante a Conferência Estadual, Jucilene Barbosa e Luana Silva foram eleitas para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília no período de 05 a 08 de dezembro de 2023.

O 14º Congresso Estadual de Assistência Social

Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), e o Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas), o evento objetivou garantir espaço de debates e construção nas três esferas do governo, onde usuários, trabalhadores, entidades, gestores e outros segmentos estejam unidos buscando estratégias para o aprimoramento da Política Pública da Assistência Social com direito garantido constitucionalmente com financiamento público.

Na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social foram discutidos cinco eixos: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefício e transferência de renda. Participaram da Conferência Estadual os delegados municipais eleitos nas Conferências Municipais de Assistência Social encerradas em julho deste ano, além de delegados estaduais, equipe técnica do Ceas e da Sedh, convidados e usuários da Assistência Social.

Os delegados eleitos na Conferência Estadual representarão a Paraíba na Conferência Nacional, prevista para acontecer de 5 a 8 de dezembro do corrente ano.

Fonte: www.paraiba.pb.gov.br