Picuí conquista aprovação do Projeto Vida Ativa no valor de RS 470.000,00, em edital da CTG-Brasil

Publicado em 10/02/2023 às 16:12

Projeto Social Vida Ativa –, iniciativa da Prefeitura de Picuí por meio da Secretaria de Assistência Social, através de edital aberto pela CTG-Brasil, recebeu R$ 470.000,00 (quatrocentos e setenta mil reais) valor a ser executado no ano de 2023. O recurso visa fomentar ações que possibilitem o desenvolvimento pessoal e social da pessoa idosa.

Os recursos foram captados através de projeto apresentado pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e ratificado pelo Conselho Municipal do Idoso de Picuí(CMI), respondendo ao 3º Edital de Recursos Incentivados para o Desenvolvimento Local da CTG-Brasil. O edital em tela objetivou o apoio financeiro a projetos que contribuam para o desenvolvimento das comunidades que vivem no entorno das operações da companhia. Para a escolha dos projetos, foi levado em consideração, pela empresa, as iniciativas que trabalham de modo transversal com o acesso a treinamentos e oportunidades no mercado de trabalho, em especial com foco em grupos minorizadose/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica serão priorizadas.

Olivânio Remígio, prefeito de Picuí,ressaltou a importância dessa captação: “A nossa gestão sempre pontuou as questões sociais, visando enfrentar as imensas desigualdades vivenciadas pelo povo picuiense. Portanto, receber este recurso significa que a população idosa de Picuí receberá um tratamento diferenciado no que diz respeito às ações de valorização desse extrato social. É o Governo da Participação pautando cada pessoa do nosso município, porque para nós, cada picuiense importa”, finalizou Olivânio.

Projeto Vida Ativa

Projeto Vida Ativa destina-se ao atendimento de pessoas idosas, a partir de 60 anos, encaminhadas pelos serviços da proteção social básica e especial, priorizando o atendimento àqueles que vivenciam situações de vulnerabilidade e/ou risco social, bem como àqueles que tenham sido vítimas de situações de violações de direitos. O Projeto tem como diretrizes a efetivação dos direitos sociais preconizados pelo Estatuto do idoso, a articulação de um trabalho social em rede e a construção de intervenções que visam promover proteção social a esse ciclo etário, objetivando contribuir com o processo de envelhecimento ativo e saudável da pessoa idosa no município de Picuí, promovendo acesso a serviços, programas e benefícios que assegure direitos sociais bem como fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos usuários do projeto. Pautado na oferta de ações que possibilitem o desenvolvimento pessoal e social da pessoa idosa. O projeto visa o atendimento a 250 idosos, de ambos os sexos, em atividades socioassistenciais nas áreas de assistência social, saúde, esporte e lazer. As ações serão realizadas no Centro de Convivência do Idoso, no Centro Social Vida Ativa (ambos na sede do município) e nos Distritos de Santa Luzia do Seridó e de Serra dos Brandões.

A CTG-Brasil

A CTG Brasil, umas das líderes em geração de energia limpa no País, atualmente configura-se em uma das maiores geradoras de energia do País, sendo pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW.