Notícia

Picuí integra o Mapa do Turismo Brasileiro pela terceira vez

por Fabiana Agra Publicado em 03/04/2023 às 15:14

O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos interlocutores estaduais do PRT garantiu pela terceira vez, certificado para o município de Picuí, como integrante do Mapa do Turismo 2023-2024. 

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que reúne municípios com vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens. Já a certificação serve para comprovar que o município está no Mapa e faz parte do rol de destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de renda, além de incluir ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

De acordo com o Ministério do Turismo, estar no Mapa torna possível ao município colaborar com o desenvolvimento do turismo local, porque permite benefícios como receber recursos, participar de políticas públicas e obter capacitação através de qualificação profissional. Dados recentes do governo federal registram que mais da metade dos municípios brasileiros já entenderam a importância da ferramenta e estão inseridos no sistema. 

Fabiana Agra, diretora de Turismo e Meio Ambiente, explica que “pela terceira vez Picuí entra no Mapa porque esse instrumento do MTur auxilia o planejamento do turismo em todo o território brasileiro”, destacou. “Em 2023 atualizamos o nosso cadastro e reiteramos nosso compromisso com essa ferramenta", 

Picuí pertence ao Fórum Regional de Turismo Sustentável do Seridó, que tem, além de Picuí, o município de Baraúna como integrante, e ambos atualizaram as informações no último dia 28, quando o Ministério do Turismo encerrou a primeira etapa do Mapa. Já a segunda etapa está prevista para o segundo semestre de 2023, quando os municípios terão a oportunidade de cadastramento.


Fonte: www.turismo.gov.br