Os “Diálogos Culturais” prosseguem em Picuí, com debates e consultas sobre a Lei Paulo Gustavo

por AssCom/PMPicuí Publicado em 24/08/2023 às 05:41

Na noite da última terça feira (22) o Departamento de Cultura do município de Picuí esteve no Distrito de Santa Luzia do Seridó, realizando mais uma etapa do circuito dos Diálogos Culturais - que objetiva disseminar as oportunidades da LPG - Lei Paulo Gustavo n°195/2022, dispondo sobre o apoio financeiro da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para garantir ações emergenciais direcionadas ao setor cultural. O evento aconteceu na EMEF Macário Zulmiro da Silva

Segundo Ismael Moisés, diretor do Departamento Municipal de Cultura, “a realização dos Diálogos Culturais possibilita que o acesso às informações culturais cheguem até o público final, que são os fazedores de cultura. É importante que os equipamentos públicos – como é o caso do Departamento de Cultura, cheguem até as comunidades distantes, ofertando oportunidades para muitos produtores, tais como: artistas, músicos, escritores, cineastas, dançarinos, artesãos, curadores, produtores culturais, gestores de espaços culturais, entre outros. Eles atuam em diferentes áreas e linguagens artísticas, abrangendo teatro, dança, música, cinema, literatura, artes visuais, design, patrimônio cultural, gastronomia e muito mais".

Para o diretor de Cultura do município, "a cultura assim como outras áreas da educação, saúde, assistência e demais, sofreram com cortes e descaso no antigo governo; com a reabertura do Ministério da Cultura no governo Lula, os fazedores de cultura estão tendo oportunidades de mostrar seus talentos, com incentivo através de fomento financeiro e valorização das artes" pontuou o diretor do Departamento de Cultura, Ismael Moisés.

O Departamento de Cultura segue trabalhando forte que sejam publicados os editais culturais da Lei Paulo Gustavo ainda no segundo semestre de 2023.