NUCA-Picuí finaliza o Desafio 6 com êxito

Publicado em 02/12/2019 às 07:35

Após meses de discussões e planejamentos, o NUCA-Picuí conclui as discussões referentes ao desafio 6: "Promover a inclusão escolar e a troca de saberes - fora da Escola não pode". No dia 27 de setembro aconteceu uma noite voltada para a discussão da exclusão escolar mediado pela facilitadora Francinete Cunha, foi iniciado o "Conhecendo o Caminho da Escola", observando quais fatores contribuem para a evasão escolar; em seguida foram apresentados os dados de evasão escolar em nível de Brasil e no município, apresentando a estratégia Busca Ativa Escolar, já implementada em Picuí. Para finalizar, os adolescentes reuniram-se em grupos para responder algumas questões norteadoras e apresentar suas impressões para os demais colegas. Este momento foi extremamente necessário, para subsidiar o planejamento da Virada Educação, após reuniões subsequentes para a definição da logística, programação e parceiros foi escolhido o dia 29 de novembro para a realização do referido evento em praça pública.

Chegado o grande dia (29/11) às 19 horas na Praça Getúlio Vargas, após planejamento e articulação dos adolescentes e sua mobilizadora, a "Virada Educação" aconteceu com a seguinte programação: abertura oficial com as falas de boas vindas do Prefeito Olivânio e da Secretária Municipal de Educação Guia Lucena, versando sobre a importância da discussão da temática em praça pública. Após as falas os presentes assistiram à apresentação cultural: Grupo: “Latuque – Arte na lata” que é composta por crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV. Em seguida, a articuladora do Selo Unicef e Secretária de Assistência social Keiles Lucena explanou sobre os motivos relacionados à exclusão escolar e promoção da inclusão escolar e a troca de saberes Fora da Escola Não Pode! Em consonância com a fala, os alunos da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes, sob a orientação do professor Vitamar Dantas e da gestora escolar Edna, encenaram musicalmente a valorização da vida com a peça um grito de socorro, mostrando os vícios e demais fatores associados que distanciam os jovens do caminho da educação. O adolescente José Antônio falou sobre o Programa Busca Ativa, que já está implantado no município.

Dando sequencia, aconteceu a apresentação cultural do Grupo de Dança Gold Family da Associação Beneficente de Educação e Cultura – ABEC da coreógrafa Jany Santos, com o tema "Depressão e suas implicações na vida dos adolescentes". Em seguida, o adolescente do NUCA Erick Vinicíus leu para todos uma história real da exclusão escolar e as políticas públicas que evidenciaram o vencimento destas barreiras, vivenciada por uma familiar próxima. Para finalizar, o Conselheiro Tutelar Júnior Silva falou sobre a exclusão e evasão escolar enquanto violação de direito da criança e do adolescente, seguido da fala de Gustavo Guedes, adolescente do Nuca, que falou da importância do tema e de sua participação no aniversário de 30 anos da convenção dos direitos das crianças e dos adolescentes que foi realizada em Brasília de 11 a 13 de novembro. Encerrando a noite, a mobilizadora do NUCA Rayane Lucena agradeceu a presença e apoio de todos os parceiros, assim como do público presente.