Notícia

Município de Picuí intensifica ações para combate às doenças sazonais

por Janderye Macedo Publicado em 22/02/2024 às 10:38

Desde esta terça-feira (20) a Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica realiza capacitação e atividades corpo a corpo com a população para emitir alerta sobre o perigo das doenças sazonais que têm as chuvas como fator agravante.


Doenças como a dengue, febre amarela e zika já são velhas conhecidas de quem mora em países de clima tropical como o Brasil. A forma de evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti é a mais simples possível e leva apenas dez minutos por semana, a exemplo de vedar os depósitos de água e verificar possíveis locais que possa haver acúmulo de água limpa e parada. Outro detalhe importante são os cuidados com as cisternas, como ressalta o coordenador do CVAMS, Roberto Jalles. “Nós sempre distribuímos piabas, que são predadores naturais do mosquito, mas com o abastecimento dos reservatórios com a água do saneamento que vem tratada com cloro, os animais morrem e o local fica sem proteção”, destacou o coordenador do CVAMS, Roberto Jalles.

A campanha de intensificação continuará, porém é importante a população fazer sua parte quanto a contribuir para o combate ao mosquito.

De acordo com o último levantamento do índice de infestação predial, Picuí está na faixa dos 23% quando o indicado pelo Ministério da Saúde é de, no máximo, 3,9%. Com esses dados,  a população de Picuí corre o risco de enfrentar outro surto de doenças sazonais como o ocorrido em 2016. Jalles destacou também que Picuí sempre esteve com altos índices de infestação.

Para prevenir essas doenças durante o período chuvoso, é importante adotar medidas de controle de vetores, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, usar repelentes, proteger-se com roupas adequadas e manter a higiene pessoal e ambiental. Além disso, é importante buscar atendimento médico ao primeiro sinal de sintomas relacionados a essas doenças.

Galeria de fotos