Informe Epidemiológico sobre o Coronavírus: Picuí registra o 2° Caso de COVID-19

por Kamylla Salusto Publicado em 20/05/2020 às 18:56

De acordo com informações fornecidas pela vigilância epidemiológica de Picuí, o município registrou, no dia de hoje (20), o segundo caso de COVID-19 e cerca de 70 casos suspeitos foram descartados, a partir dos resultados apresentados na realização dos testes rápidos com os profissionais da saúde e/ou pessoas que apresentaram algum sintoma gripal.

Até o momento, no município existem 77 casos de pessoas que estão cumprindo isolamento domiciliar com monitoramento das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). Cerca de 49 pessoas estão com casos sintomáticos respiratórios (síndrome gripal) que são tosse, febre e dor de garganta e foram registrados pelas equipes.

A Coordenadora de Epidemiologia do município, Airy Lima, pontua o seguinte: "infelizmente, tivemos mais um caso confirmado. Peço a colaboração de todos para intensificar cada vez mais o trabalho de monitoramento em todas as áreas. A paciente já foi encaminhada para sua respectiva equipe, para ser monitorada e já recebeu todas as orientações pertinentes para o isolamento. O momento agora é de intensificar todas as nossas ações voltadas para o combate à COVID-19. A hora é de nos unirmos mais ainda e fortalecermos nosso trabalho, pq teremos muitos desafios pela frente, sabendo que trabalho responsável e em equipe ainda é o que tem melhores resultados."

Vale ressaltar que o uso da máscara, do Álcool a 70% na higienização das mãos, bem como também o isolamento social são de suma importância neste momento atípico que o Brasil está vivendo. Portanto, só se deve sair de casa em caso de extrema necessidade e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e o Decreto Estadual e Municipal.