Notícia

Gestão de Picuí participa do 1º Seminário de Políticas Públicas para a Primeira Infância em Brasília

por Kamylla Salusto Publicado em 23/06/2026 às 11:36 14 Visualizações

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Picuí, por meio da secretária Maria da Guia Lucena, e da administradora escolar da Creche Marivalda Cassimiro dos Santos, Ildervania Dantas Ferreira, estão participando do 1º Seminário de Políticas Públicas para a Primeira Infância, promovido pelo Ministério da Educação.

O evento ocorre nos dias 22 e 23 de junho de 2026, no Auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU), em Brasília, reunindo gestores da educação, saúde, assistência social, especialistas de diversas áreas e órgãos de controle social de todo o país.

O seminário tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas à implementação da Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI), com foco em crianças de 0 a 6 anos, promovendo o diálogo intersetorial e o aprimoramento das ações desenvolvidas pelos municípios brasileiros.

Durante os dois dias de programação, estão sendo debatidos temas fundamentais como governança intersetorial, monitoramento de políticas públicas, financiamento, integração de dados e garantia de direitos na primeira infância. O encontro também se consolida como um espaço de troca de experiências e disseminação de boas práticas, por meio de painéis voltados ao planejamento, evidências e implementação de políticas públicas.

A participação do município de Picuí no evento reforça o compromisso da gestão com a qualificação contínua das políticas públicas voltadas à primeira infância. O município foi convidado pelo Ministério da Educação em reconhecimento ao destaque obtido como “Município Guardião da Primeira Infância”, certificado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em evento realizado em João Pessoa.

Segundo a secretária Maria da Guia Lucena, a presença de Picuí no seminário representa um importante reconhecimento e uma oportunidade de aprendizado: “É um orgulho representarmos o município de Picuí a convite do Ministério da Educação pelo destaque do município como Município Guardião da Primeira Infância realizado pelo TCE, em João Pessoa, nos dias 13 e 14 de maio de 2026”, destacou.

A gestão municipal reafirma seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância, entendendo essa etapa como prioridade fundamental para o desenvolvimento social, educacional e humano do município.

Galeria de fotos
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.