Feira agroecológica completa três anos em Picuí

Publicado em 27/05/2021 às 10:37

Uma ideia que surgiu por meio da parceria entre a Prefeitura de Picuí – Governo da Participação - e o Centro de Educação e Organização Popular (CEOP) e deu muito certo. A feira agroecológica é uma solução encontrada para que os produtos oriundos da zona rural, especificamente agricultores do município, tivessem um local fixo e garantido para ser comercializado na zona urbana.

A data foi lembrada pelo atual Secretário de Agricultura, Robinson Santos, durante o jornal municipal desta quinta-feira (27). “Eu ajudei a criar aquele local juntamente com a equipe do CEOP, fizemos toda logística e está dando certo até hoje”, destacou. A ideia existia desde 2009, porém só foi colocada em prática no dia 25/05/2017 com o Governo da Participação.

A feira funciona todas as sextas a partir das 5h. Os produtos comercializados são orgânicos e que saem da horta do agricultor direto para a mesa dos compradores picuienses. “No início de tudo, três anos atrás, fizemos até forró e eventos especiais principalmente no período junino para atrair mais compradores e que o povo pudesse conhecer mais sobre os produtos da feira”, lembrou Robinson.

“Eu tenho meu estabelecimento comercial no ramo da gastronomia e adoro comprar os produtos da feira agroecológica porque tanto ajudo aos nossos agricultores como ofereço produtos com mais sabor, qualidade e saúde para os meus clientes. A ideia é simplesmente perfeita”, destacou o empresário Val Dantas.

O trabalho voltado para os agricultores incentiva para que todos eles tenham uma renda extra no orçamento da casa.

SUSPENSÃO DA FEIRA POR DUAS SEMANAS

Devido a pandemia da COVID-19 e o novo decreto municipal (699/2021), pelas próximas duas semanas o espaço não estará funcionando.

A informação foi confirmada pelo Secretário de Agricultura, Robinson Santos, no Jornal Municipal na manhã desta quinta-feira (27). “Mas isso é só momentâneo, em breve voltaremos e vamos continuar oferecendo produtos orgânicos para os picuienses”, enfatizou.