Estudantes do Curso de Geografia da UFCG Realizam Visitas Técnicas em Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 01/06/2022 às 09:28

Na manhã da última segunda-feira (30), os estudantes do Centro Acadêmico de Geografia - CAGEO, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, pertencente a Unidade Acadêmica de Geografia da mesma instituição de ensino superior, estiveram em Picuí, realizando uma importante excursão, sendo este evento parte da comemoração em alusão ao Dia do Geógrafo (30 de maio), com o apoio da Prefeitura Municipal de Picuí. Essa ação teve por finalidade refletir acerca da importância em conhecer e estudar as potencialidades da cidade, como também descentralizar os estudos acadêmicos tidos em sua maior parte nos grandes centros, assim, gerando e difundindo conhecimento e prestigiando o turismo local.
Na ocasião, estiveram presentes, a diretora responsável pelo Departamento de Turismo de Picuí, Fabiana Agra, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Lucena, os 26 estudantes universitários, que foram acompanhados pelo guia turístico do município, Isaías, em parte das visitas técnicas.
O início com aula de campo - em que os universitários saíram do Campus da UFCG de Campina Grande para Picuí, ao chegarem em Picuí, visitaram a Praça Getúlio Vargas e, após esse primeiro momento, foram até o Centro Integrado das Políticas Sociais, onde realizaram a primeira visita técnica com os guias turísticos, recebendo maiores informações acerca da cidade. Logo depois, visitaram o Sítio Arqueológico Cachoeira do Pedro, onde conheceram de perto as pinturas rupestres e vegetação da região. A parada para o almoço, foi bastante produtiva, pois, na ocasião, os universitários puderam apreciar as comidas tradicionais e típicas de Picuí. A segunda visita técnica foi realizada no IFPB Campus Picuí, para conhecer os laboratórios e conversar com os professores da instituição acerca da área de Geologia. Após esse momento, os estudantes foram até o Alto do Cruzeiro para apreciação da vista de toda a cidade, bem como também para conhecer de perto a história do mesmo e da região.
Essa importante ação de visitação dos estudantes universitários do curso superior de Geografia da UFCG a Picuí visa promover a construção de novos conhecimentos pautados na dialogicidade acerca do município, da sua história e potencialidades.