Notícia

ESF IV realiza palestra sobre a importância do aleitamento materno

por Gustavo Guedes/Janderye Macedo Publicado em 29/08/2023 às 10:09

A unidade de Estratégia de Saúde da Família Vicência Ferreira Dantas, na comunidade Urubu, realizou na sala de espera uma palestra sobre a importância do leite materno para o bebê, a palestra faz parte da campanha municipal “Agosto Dourado”.

A enfermeira da equipe ministrou o momento e informou sobre a importância de como o leite materno é produzido, os benefícios que ele traz para a saúde do bebê e da mãe.

A campanha Agosto Dourado reforça a luta pelo incentivo à amamentação. Durante todo o mês, as ações de conscientização são incentivadas, assim como o esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO

O aleitamento materno é extremamente importante para o crescimento saudável e o desenvolvimento das crianças. Alguns dos principais benefícios e razões para a importância do aleitamento materno são a nutrição ideal, proteção contra doenças, desenvolvimento do sistema imunológico, digestão mais fácil, vínculo mãe-bebê, desenvolvimento cerebral, prevenção de alergias, redução do risco de doenças crônicas, contribuição para a saúde da mãe, além de ser econômico e ambientalmente sustentável pelo fato de eliminar a necessidade de comprar fórmulas infantis fora a diminuição de resíduos de embalagens sendo mais amigável para o meio ambiente.

Em resumo, o aleitamento materno oferece uma série de benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe. Ele promove um início saudável na vida, fornecendo nutrientes essenciais e proteção contra doenças, enquanto fortalece os laços emocionais entre a mãe e o bebê.