Escola de música ‘Zé de Berto’ é fundada oficialmente pela Prefeitura de Picuí

por Janderye Macedo Publicado em 18/09/2023 às 14:56

A manhã do dia 17/09/2023 ficará marcada na história cultural de Picuí. Foi fundada oficialmente a primeira escola de música do município e que leva o nome de José Francisco dos Santos ou ‘Zé de Berto’, como era conhecido o maestro que, por anos, esteve a frente da centenária filarmônica Cel. Antônio Xavier de Macedo.

Para iniciar os trabalhos, o prefeito Olivânio Remígio buscou os investimentos e conseguiu uma emenda parlamentar por parte do Deputado Federal Luiz Couto, que destinou R$100.000 (cem mil reais) para a compra de instrumentos. “Quando eu tinha a idade de muitos alunos que farão parte dessa primeira turma (por volta dos 11 anos), sempre quis aprender a tocar um instrumento, mas não tive oportunidade. Hoje, como prefeito da cidade, pude fazer minha parte para que crianças e jovens possam ter a cultura musical inserida em sua vida”, relatou Olivânio.

De acordo com a Secretária de Educação, Guia Lucena, o objetivo da escola de música é estimular no âmbito musical o desenvolvimento dos educandos inseridos na Rede Municipal de Ensino. “O objetivo final é formar músicos para o município de Picuí”, disse Guia Lucena a reportagem do jornal municipal. Ela acrescentou ainda que as matrículas estiveram abertas para crianças, jovens e adultos.

CULTURA VOLTADA PARA A MÚSICA

Picuí tem a terceira filarmônica mais antiga do Estado da Paraíba, fundada em Janeiro de 1880. E, por estar em atividade por mais de um século, todas as gerações dos últimos 143 anos tem nas retretas, apresentações e alvoradas como parte de uma lembrança para a vida toda.

Festa de São Sebastião, por exemplo, não é a mesma se não tem a tradicional alvorada às 5h em frente a Igreja Matriz de São Sebastião. Enquanto para alguns é novidade, para muitos tem uma simbologia forte e para outros é o saudosismo que se renova anualmente.

A escola de música ‘Zé de Berto’ funcionará como uma ‘pré-escola’ para os futuros integrantes da centenária Filarmônica Cel. Antônio Xavier de Macedo. Além disso, a música tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento cultural das sociedades ao longo da história e em Picuí não é diferente. Ela é uma forma de expressão artística que reflete a identidade, as crenças, os valores e as tradições de um povo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Prefeitura Municipal de Picuí (@prefeituradepicuioficial)