Na noite desta terça-feira (11), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Hortins de Macêdo, localizada no bairro São José, promoveu uma série de atividades voltadas à conscientização da população sobre temas relevantes para a saúde.
A equipe também promoveu uma palestra voltada à saúde do homem, abordando o tema "Tabagismo: A maior causa evitável do câncer no Brasil". A atividade ocorreu na sala de espera da unidade e contou com a participação da equipe de saúde e da fisioterapeuta da E-Multi. Durante a palestra, foram explicados os inúmeros malefícios do cigarro, os impactos do tabagismo na saúde e as doenças associadas ao consumo do tabaco.
O tabagismo é reconhecido como uma das principais causas evitáveis de morte no mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 290 mil mortes por ano sejam decorrentes do tabagismo. Além disso, o consumo de tabaco está associado a aproximadamente 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana e 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica.
Além da conscientização, foi anunciado a criação de um grupo de apoio para fumantes, que visa auxiliar aqueles que desejam abandonar o vício, proporcionando acompanhamento especializado e suporte para a cessação do tabagismo.
A UBS Antônio Hortins de Macêdo, que integra a décima equipe de saúde do município, segue promovendo iniciativas voltadas à saúde preventiva e ao bem-estar da população. A Prefeitura de Picuí reforça o compromisso com a promoção da saúde e incentiva a comunidade a participar das ações oferecidas pelas unidades básicas de saúde.