EMEF Ana Maria Gomes realiza festival de Arte Preta

por Janderye Macedo Publicado em 29/11/2023 às 21:00

Durante todo o dia desta quarta-feira (29) foi realizado a primeira edição do Festival da Arte Preta na Escola Municipal Ana Maria Gomes. O evento fez parte da culminância das atividades realizadas na X Semana Municipal de Leitura, realizada no período de 20 a 24/11.

Os alunos participaram apresentando teatro, danças, poemas, exposição de telas e trabalhos, sala temática e culinária. Houve também a participação do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro.

O I Festival de Arte Preta foi coordenado pelo professor de Artes Wellson Azevedo e desenvolvido com os alunos dos 8° e 9° Anos. O evento contou também com participação dos professores que realizaram atividades durante a X Semana Municipal de Leitura.

A importância da cultura negra nas escolas é significativa por várias razões, abrangendo tanto aspectos históricos quanto sociais e culturais. Ao incluir a cultura negra no currículo, os alunos negros têm a oportunidade de se verem representados em suas experiências culturais. Isso ajuda a fortalecer a identidade e autoestima dos estudantes.

A inclusão da cultura negra nas escolas está alinhada com os princípios da justiça social, ajudando a criar um ambiente educacional mais equitativo e inclusivo.

Ao integrar a cultura negra no currículo escolar, não apenas se reconhece e valoriza a diversidade, mas também se contribui para a formação de cidadãos mais informados, conscientes e respeitosos em relação à pluralidade cultural e étnica.