Em visita à CONAFER, prefeito Olivânio Remígio pactua a expansão do Mais Pecuária Brasil em Picuí

por Janderye Macedo Publicado em 17/09/2023 às 11:04

Durante a visita realizada a capital federal na última segunda-feira (11), o Prefeito Olivânio Remígio, participou de uma reunião nas instalações da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais – CONAFER.

O objetivo da reunião é aproximar ainda mais a parceria entre a prefeitura de Picuí e a instituição para melhoramento genético do rebanho bovino para os produtores rurais por meio de inseminação artificial. Além disso, Olivânio assegurou que a gestão municipal fez a pactuação para o início das atividades do programa Mais Pecuária Sertão, que, segundo ele, ‘vai cuidar do melhoramento genético de caprinos’.

A seguridade da manutenção da parceria foi comemorada pelo Secretário de Agricultura Ranieri Ferreira em participação no jornal municipal desta semana. “Vamos expandir e atender muito mais e melhor os nossos produtores rurais. Com a expansão do trabalho agora para os criadores de caprinos, Picuí passará por uma nova era de melhoria genética e de qualidade para todos os que aderirem a ideia do programa que só vem a contribuir para o desenvolvimento rural do nosso município. É uma grande conquista para o homem e mulher do campo”, disse.

A melhoria genética do rebanho de caprinos oferece diversas vantagens que podem beneficiar tanto os produtores quanto a indústria agropecuária como um todo. Algumas das principais vantagens incluem o aumento da produtividade, qualidade dos produtos, adaptação ao ambiente, eficiência alimentar, redução de doenças hereditárias, ciclo de reprodução mais curto, sustentabilidade por necessitar por vezes de menos recursos para manutenção, valorização dos produtos no mercado, conservação das raças e o desenvolvimento econômico.