Dia Mundial da Saúde é Marcado com a Luta no Combate à Pandemia de COVID-19

por Kamylla Salusto Publicado em 07/04/2020 às 14:38

Hoje, 7 de abril, trata-se do Dia Mundial da Saúde, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover a conscientização das pessoas sobre a importância de equilibrar o bem-estar físico, mental e social. A data não foi escolhida pois coincide com a criação da própria OMS, que foi fundada em 7 de abril de 1948. A cada ano, a agência das Nações Unidas escolhe um tema central de campanha.

Em 2020, a instituição está prestando assistência a enfermeiras e parteiras, que compõem uma força de trabalho de quase 28 milhões de pessoas no mundo – muitas delas estão atuando na linha de frente para cuidar de pacientes infectados pelo novo coronavírus (COVID-19).

O Dia Mundial da Saúde trata-se de um momento bastante oportuno para a discussão acerca da função da Organização Mundial da Saúde (OMS), visto que o seu papel é de grande relevância para todos, em se tratando da saúde e bem estar-social. Neste momento atípico que o mundo está vivendo com a pandemia do coronavírus, tem obrigado a OMS (re)pensar atitudes e estabelecer medidas emergenciais de prevenção, controle e combate ao COVID-19.

A Prefeitura Municipal de Picuí, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, tem tomado uma série de atitudes e medidas preventivas no tocante ao funcionamento das repartições públicas municipais e de estabelecimentos privados localizados no território picuiense, desta vez através do novo Decreto Nº 563/2020, de 31 de março de 2020, que versa acerca do período de 1° a 18 de abril do corrente ano. As medidas têm como objetivo a prevenção e o combate ao coronavírus.

A administração municipal ressalta que, nesse momento, mediante todo o trabalho preventivo realizado é importante que a comunidade seja tranquilizada. Pelas medidas, a Prefeitura está agindo com todo rigor, seriedade e cautela a fim de melhor resguardar a população. As medidas podem ser alteradas a qualquer momento, acompanhando as necessidades do quadro da doença no país e no mundo.