Dia D Vacinação Contra a COVID-19 e a Influenza Registra 425 Doses Aplicadas em Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 17/04/2023 às 10:24

No último sábado (15), a Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da Secretaria de Saúde, através do setor de Imunização, realizou com sucesso o Dia D vacinação, referente à  25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que incluiu também a multivacinação e covid-19 (monovalente e bivalente), registrou um total de 146.084 mil doses aplicadas em todo o estado da Paraíba.

Segundo a coordenadoria de Imunização de Picuí, o município registrou o total de 425 doses aplicadas, sendo  87 doses de rotina, 156 doses de influenza, 84 doses COVID infantil, 38 doses COVID adulto, 60 doses bivalente. Trata-se de um quantitativo importante, que corresponde a uma maior cobertura vacinal da população picuiense.

Com relação aos grupos prioritários imunizados, foram crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 ou mais, professores das escolas públicas ou privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, segundo a Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba.

É de considerável importância ressaltar a eficácia da vacina contra a gripe, pois ela é atualizada a cada ano com as cepas mais circulantes nopaís, visto isso, há a necessidade da vacina ser tomada todos os anos. A vacina contra a gripe tem por finalidade proteger contra as principais cepas do vírus e é fundamental para prevenir a doença, especialmente neste atual período.