Notícia

COVID-19: Em Picuí, 71 Pessoas Seguem Cumprindo o Isolamento Domiciliar com Monitoramento

por Kamylla Salusto Publicado em 29/04/2020 às 07:00

O Ministério da Saúde criou uma plataforma para que os municípios, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), possam inserir informações e divulgar boletins epidemiológicos acerca de doenças respiratórias e casos confirmados ou descartados do COVID-19.


De acordo com informações fornecidas pela vigilância epidemiológica de Picuí, até o momento no município existem 71 casos de pessoas que estão cumprindo isolamento domiciliar com monitoramento das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). 

Cerca de 13 pessoas estão com casos sintomáticos respiratórios (síndrome gripal) que são tosse, febre e dor de garganta e foram registrados pelas equipes. Picuí segue sem casos confirmados do coronavírus desde que a plataforma começou a ser alimentada.


Outro detalhe importante é que 3 casos foram descartados a partir do resultado apresentado na realização do teste rápido com os profissionais da saúde que tiveram algum sintoma gripal.


"O Ministério da Saúde criou uma plataforma de monitoramento para os municípios informarem diariamente casos de quarentena, problemas respiratórios, casos descartados e confirmados sobre o COVID-19 para ter uma precisão maior do cenário que estamos enfrentando", disse a secretária de saúde do município, Janaína Almeida.


O isolamento social segue como a forma mais eficaz de combate ao coronavírus em todo planeta. O Ministério da Saúde registrou 71.886 casos de COVID-19 e 5.017 mortes da doença no Brasil até as 14h desta última terça-feira (28), segundo informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Nas últimas 24 horas, foram 5.385 casos novos e 474 novos óbitos. Dos 71.886 casos confirmados, 32.544 são considerados recuperados (45%) e 34.325 estão em acompanhamento. Existem ainda 1.156 óbitos que estão em investigação.