Notícia

Considerações a respeito da Operação Pipa coordenada pelo Exército Brasileiro, no município de Picuí

por Ranieri Ferreira - Secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Picuí Publicado em 17/02/2023 às 10:17

Considerações a respeito da Operação Pipa coordenada pelo Exército Brasileiro, no município de Picuí
Em virtude do corte do orçamento federal para a Operação Pipa em dezembro de 2022, toda a operação da região Nordeste foi suspensa e, quando retornou, aconteceu uma falha operacional de comunicação com o Governo Federal em relação ao Quartel de Caicó - RN no qual estávamos consideravelmente ligados (Picuí e Frei Martinho, enquanto municípios paraibanos fazem parte). Com isso, apesar da gestão municipal estar com toda a documentação em dia e com todos os dados devidamente atualizados, houve uma falha no sistema federal e os dois municípios paraibanos ligados ao quartel de Caicó não foram incluídos no retorno da Operação no mês de janeiro de 2023.
Neste sentido, o município de Picuí foi prejudicado, mas a gestão municipal não mediu esforços e fez todas as tentativas possíveis para rever esta questão de emergência, em decorrência da seca, e após toda a articulação, o município de Picuí retornou ao sistema federal e, assim que foi incluído, os oficiais do Exército do Quartel de Natal - RN estiveram reunidos com o Prefeito de Picuí e o secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Ranieri Ferreira para tratar reativar a Operação Pipa no município, que conta atualmente com 254 pontos coletivos de abastecimento.
Vale ressaltar que após a reunião oficial e os encaminhamentos realizados, os sargentos do Exército foram para campo visitar os pontos de abastecimento, a fim de analisar e identificar se estes encontram-se em plenas condições para suprir as necessidades da população e, caso necessário, será realizada a manutenção pelos responsáveis ou substituir os pontos por outro que esteja mais próximo. Além disso, as equipes técnicas estão realizando a atualização de todas as famílias beneficiárias com o nome completo e CPF de cada cidadão que esteja ligado a cada ponto cadastrado de retirada de água do município.
Outro ponto importante trata-se da busca pelo manancial de onde serão retiradas as 15 pipas de água por dia, em que segundo a política federal da Operação Pipa, é de que o município indique o manancial mais próximo possível para que a Operação Pipa realize o abastecimento.
Nesta perspectiva, na manhã de hoje (14), o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, juntamente com o secretário de Agricultura, Ranieri Ferreira, estiveram em Caicó-RN solicitando a disponibilidade de abastecimento na estação de tratamento de água de Caicó, em que foi negado - devido a grande demanda de carros pipa nesta estação, ressaltando que foi constatado que o manancial de Barra de Santa Rosa não tem mais condições de abastecimento, o manancial de Caraibeiras está seco, o manancial de Frei Martinho não está em condições mínimas e Campo Redondo tem as suas respectivas restrições impostas pela própria operação do quartel. Tendo em vista isso, o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, estará indo a Campina Grande amanhã para ver a questão da viabilidade do seu manancial para dar prosseguimento à Operação Pipa em Picuí.
Com isso, a Prefeitura Municipal ressalta que não houve qualquer falha, quanto a emissão de documento, ou qualquer atitude exigida pela Operação por parte do município. O que realmente ocorreu foi a falha operacional de sistema no Governo Federal em 2022 e os dois municípios (Picuí e Frei Martinho) que estão ligados ao Quartel de Caicó e agora ao Quartel de Natal não tinham sido incluídos no retorno durante o mês de janeiro. A partir deste mês, a Prefeitura Municipal de Picuí ressalta que o trabalho da Operação Pipa retornará o abastecimento no município.