Conselheiros Tutelares tomam posse em Picuí para mandato 2024-2027

Publicado em 11/01/2024 às 00:23

Nesta quarta-feira, 10, foram empossados os conselheiros tutelares eleitos em Picuí, para o quadriênio 2024-2027. A cerimônia ocorreu no Auditório Municipal “Djailma de Lima Vasconcelos". A cerimônia de posse contou com a presença do secretário de Administração, Jean Ronnie Dantas, da secretária de Assistência Social, Keiles Lucena e outros secretários, do vereador Jean Barros, além de familiares dos novos conselheiros, e também por representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Picuí.

O evento marcou a diplomação dos 5 conselheiros titulares e suplente, que atuarão em nossa cidade. Eles estão aptos a iniciarem suas atividades a partir desta quarta-feira, 10. Veja a relação completa:

Emerson Lucena - 414 votos

Emanuel Souza - 362 votos

Emanuelly de Pequeno - 274 votos

Jokinha Dantas - 260 votos

Patinha - 251 votos

Aldenor Oliveira - 173 votos

O Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Picuí (CMDCA/Picuí), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

No evento, os conselheiros tutelares assinaram o termo oficial com o compromisso de defender, cumprir e fazer cumprir os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A função de conselheiro é exercida em regime de dedicação exclusiva, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, incluindo plantões, diligências e tarefas inerentes ao órgão. Os representantes vão exercer as atividades até 9 de janeiro de 2028.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Entre as várias atribuições dos conselheiros, estão atender vítimas de violência doméstica e familiar e aconselhar os pais ou responsáveis. A atuação ocorre em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos. Qualquer pessoa pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima.