Coleta Seletiva é Promovida e Mudanças na Coleta de Resíduos Sólidos são Realizadas em Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 08/09/2021 às 09:46

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vem realizando um importante trabalho na coleta de resíduos sólidos, em todo o município, e destinando corretamente estes para o Aterro Sanitário de Catolé de Boa Vista, em Campina Grande. Visto o considerável desafio logístico de destinação do lixo do município de Picuí, é de extrema relevância que a população picuiense possa se conscientizar e aderir a coleta seletiva, de modo que contribuirá com o trabalho dos catadores locais e pessoas que fazem a coleta, reutilização e reciclagem, reduzindo a poluição ao meio ambiente, bem como também otimizarão os trabalhos e a logística de transporte do lixo.

Atualmente, o município de Picuí está destinando 11 mil quilos de lixo, em dois carros compactadores, todos os dias para Boa Vista e, caso a população picuiense possa se conscientizar e fazer a sua parte, será reduzido consideravelmente a quantidade de resíduos sólidos descartados.

É importante destacar que a coleta de resíduos sólidos passou a se dar da seguinte forma na cidade: Calendário Semanal da Coleta de Resíduos Sólidos por Bairro -

Segunda-feira no período da manhã, estará recolhendo os resíduos sólidos dos bairros Limeira e Chico de Adauto, a tarde estará nos bairros Pedro Salustino e JK; na terça-feira, pela manhã, seguirá para o Centro e bairro São José, a tarde, fará a coleta dos resíduos sólidos nos bairros Monte Santo, Pedro Tomaz e Cenecista; na quarta-feira, pela manhã, estará passando nos bairros Limeira e Chico de Adauto, a tarde, no Pedro Salustino e JK; na quinta-feira seguirá pela manhã para o centro e o bairro São José, a tarde para o Monte Santo, Pedro Tomaz e Cenecista; na sexta-feira, pela manhã irá passar no Limeira e Chico de Adauto, a tarde no Pedro Salustino e JK; no sábado passará realizando a coleta no bairro Monte Santo e no bairro Pedro Tomaz e no período da tarde, no Cenecista e Centro.

Essa ação faz parte do Programa "Picuí Cidade Limpa" que vem proporcionando melhorias na limpeza urbana do município. É de extrema importância que os picuienses possam contribuir com a coleta seletiva, ajudando também o trabalho dos catadores locais que exercem com bastante eficiência.

Vale ressaltar que a coleta seletiva exige que os descartes sejam separados em úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. E dentro dessas categorias há subcategorias. Os recicláveis, por exemplo, abrangem o alumínio, o papel, o papelão e alguns tipos de plástico, entre outros Quando os materiais recicláveis são coletados e chegam às cooperativas, eles são separados minuciosamente para serem reaproveitados. O que não é reaproveitado é levado para aterros sanitários, como o caso do município de Picuí.