Cerimônia de Abertura Oficial da Semana da Mulher 2020 Homenageia Josinete Bezerra de Azevedo

por Kamylla Salusto Publicado em 06/03/2020 às 10:30

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação em parceria com as Secretarias de Assistência Social e de Saúde, bem como do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou na manhã da última quarta-feira (04/03), a cerimônia de Abertura Oficial da Semana da Mulher 2020, que acontece até o dia 12 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03).

O Dia Internacional da Mulher trata-se de um momento comemorativo que foi oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 1970, simbolizando a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens, em que atualmente se reivindica pela qualidade de vida e saúde, por mais respeito, equidade de gênero e pelo fim da violência contra a mulher.

Participaram da solenidade, o Prefeito Constitucional de Picuí, Olivânio Remígio, a Secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres do município, Adriana Lucena, a Vereadora Jozelma, a Secretária de Educação, Guia Lucena, e a Secretária de Saúde, Janaína, as mulheres beneficiadas pelo Centro Municipal da Mulher Adriana de Oliveira Dantas e o público em geral.

Na cerimônia, a homenageada foi a Assistente Social Josinete Bezerra (in memoriam) pela sua trajetória de vida e de luta pelas causas sociais das mulheres. Os familiares e amigos estiveram presentes prestando homenagens a esta mulher que, através do seu legado, eternizou-se nos corações de todos.

O Prefeito Olivânio Remígio reverenciou a pessoa que foi Josinete Bezerra, seus feitos e legado deixado em vida,  bem como também enfatizou a prioridade em realizar as ações em prol da vida e bem estar das mulheres do município, garantindo-lhes seus direitos, por meio de projetos, programas e trabalhos desenvolvidos pelas secretarias de Assistência Social e Saúde, em especial.

A Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Lucena, em sua fala, destacou a relevância da Semana da Mulher, bem como a importância da luta e do legado de Josinete Bezerra, que lutou incansavelmente pelas causas sociais, valorizando sobretudo a vida.

A vereadora Jozelma, por meio de um projeto de Lei aprovado na Câmara dos Vereadores de Picuí, atendendo à solicitação do Prefeito Olivânio Remígio, denomina, a partir de então, que a Casa dos Conselhos do Município receba o nome de Josinete Bezerra de Azevedo. Sendo assim uma imensa satisfação e alegria proporcionar esta homenagem à família de Josinete, visto sua luta e relevância no meio social.

A senhora Gorete Lira apresentou o Cordel "Josinete Bezerra de Azevedo: Uma vida de luta em prol do social" que emocionou o público presente, ao mostrar e contar um pouco acerca de quem Jô (como era carinhosamente chamada pelos mais íntimos) foi em vida. O cordel tomou como base os depoimentos de pessoas que participaram ativamente da história de Josinete.

Após este solene momento, o Prefeito Constitucional do Município, Olivânio Remígio, juntamente com a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Lucena, a Secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, realizaram a entrega simbólica da comenda Post Mortem à família da homenageada Josinete Bezerra.

A ocasião se encerrou-se com a Palestra acerca dos Direitos das Mulheres com a sub coordenadora das Delegacias da Mulher da Paraíba, Maíra Souza, que pode explicitar os tipos de violência contra a mulher e conscientizar a todos os presentes acerca da luta pelo fim da misoginia e dos crimes de feminicídio na Paraíba.

Para Keiles Lucena, secretária de Assistência Social, trata-se de um evento de considerável importância para o município, que por sua vez, prioriza garantir políticas públicas e equidade social para as mulheres, por meio de ações realizadas pela atual gestão Governo da Participação, que ganhou como reconhecimento o Selo "Prefeitura Parceira da Mulher" pelos grandes feitos em prol da saúde e bem estar social das mulheres de Picuí.

Ao longo desta semana, serão realizadas pré-conferências e palestras socioeducativas nas comunidades urbanas e rurais e nas Unidades Básicas de Saúde do Município, bem como exames ginecológicos. Confira clicando aqui.