Campanha Faça Bonito Promove Palestras Socioeducativas e Momentos de Conscientização para a População Picuiense

por Kamylla Salusto Publicado em 16/05/2022 às 08:42

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da parceria intersetorial entre a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e a Secretaria de Saúde, realizou com sucesso, na última semana, uma série de ações em alusão à Campanha Faça Bonito, no combate e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou durante os turnos da manhã e da tarde desde última terça-feira (10), uma roda de conversa com os adolescentes do Projeto Sementes do Seridó/NACAD com o objetivo de sensibilizar e orientar acerca do enfrentamento ao abuso e a exploração sexual. A equipe técnica usou a metodologia do jogo “Fala Sério e Com certeza”, o qual se deu de forma positiva e interativa.
Na noite da terça (10), seguindo a programação da Campanha Faça Bonito foi realizada a oficina socioeducativa intitulada “como as equipes técnicas podem identificar e conduzir possíveis casos de violência sexual contra crianças e adolescentes”.
A oficina foi ministrada pelos profissionais técnicos que atuam no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Joseilton Azevedo - Assistente Social, e Melissa Barros - Advogada, contando com a contribuição do conselheiro tutelar, Josinailson.
O momento de discussão e aprendizagem esteve direcionado às equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes, do Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente de Picuí, do projeto Jovem de Futuro e, do Programa Criança Feliz.
Na manhã desta última quarta-feira  (11), foi realizada a primeira oficina de fortalecimento da rede de atendimento à criança e adolescente picuienses, em que estiveram presentes as equipe técnicas do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), bem como o Conselho Tutelar para tratar acerca dos direitos da criança e do adolescente, bem como membros do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no município de Picuí.
Na tarde da quarta (11), foi promovido um encontro importante com os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no CRAS.
Na ocasião, foi dialogado sobre o que é a campanha Faça Bonito, ressaltando a importância de cada idoso ser agente multiplicador dessas informações e conhecimentos e, em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, denunciar aos órgãos competentes.
Dando continuidade a programação da Campanha Faça Bonito, na última quinta-feira (12), as equipes de saúde das diversas Unidades de Saúde do município estiveram realizando palestras socioeducativas com os pacientes, na perspectiva de sensibilizar, informar e mobilizar seu território no enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. As equipes ESF 03 e 09 desenvolveram as atividades de forma dinâmica com a participação popular, por meio das salas de espera.
Ainda na quinta-feira (12), a direção escolar da EMEF Tertuliano Pereira de Araújo realizou junto à psicóloga escolar, Cristiane, um momento com os alunos do 6 e 7 ano, na intenção de promover um diálogo orientador sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Na sexta-feira (13), a equipe do Projeto Jovem de Futuro, realizou com os adolescentes e jovens participantes uma roda de conversa acerca desta Campanha. Na ocasião, o diálogo foi conduzido a partir da apresentação do vídeo: “não confunda amor com abuso”, a mesma se efetivou de forma positiva, segundo os profissionais técnicos responsáveis.
Entre os días 10 e 20 de maio, estão  sendo desenvolvidas atividades socioeducativas com as crianças da rede municipal de ensino de Picuí. A educação infantil vem utilizando o recurso do Semáforo do Toque, para orientar as crianças e abordar a temática da prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Na última sexta (13), o momento foi promovido na Creche Professora Marivalda Cassimiro dos Santos.
Confira em primeira mão, os registros fotográficos dos melhores momentos da Campanha Faça Bonito em Picuí.