Notícia

Campanha Faça Bonito é Lançada pela Prefeitura Municipal de Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 06/05/2020 às 09:34

A Prefeitura Municipal de Picuí, Governo da Participação, através da Secretaria de Assistência Social e o CREAS, juntamente com a rede de proteção do município, lançaram oficialmente, no dia de ontem (05/05) a Campanha Faça Bonito, em alusão ao dia 18 de maio - Dia de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A proposta da campanha, que este ano comemora o 20º ano de mobilização, é enfatizar a data para conscientizar, mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade civil para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Se faz necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de maneira protegida e segura, livres do abuso e da exploração sexual.

O evento oficial de lançamento aconteceu através do Programa Jornal Municipal da Prefeitura de Picuí, exibido na rádio local, pela manhã, e transmitido ao vivo pela fanpage da Prefeitura, no período da manhã e da tarde desta última terça-feira (05/05). Na ocasião, estiveram presentes: O Prefeito Constitucional, Olivânio Remígio, a Secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, a Coordenadora do CREAS, Luana, e o Conselheiro Tutelar, Emerson. 

O Prefeito Olivânio destacou a relevância que esta campanha tem para o município, visto que a Secretaria de Assistência Social tem desenvolvido um trabalho importante e eficiente pela garantia de direitos das crianças e dos adolescentes, com projetos, programas e ações que prezam, em sua essência, por transformar realidades destes sujeitos de direitos, assegurando a sua liberdade, segurança, educação e cidadania.

A Secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, agradeceu ao Governo da Participação pelas significativas ações realizadas que, por sua vez, tem feito com que as políticas da Assistência Social, de fato, sejam cumpridas e pontuou que é de suma importância denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes às redes de proteção do município, para que as medidas cabíveis sejam tomadas e que a criança ou adolescente com o direito violado possa ter um acompanhamento assistencial especializado.

A Coordenadora do CREAS, Luana, enfatizou que, em meio a pandemia de COVID-19, os trabalhos e conscientização, atendimentos e  alguns acompanhamentos estão sendo realizados inicialmente, pelas mídias sociais digitais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social e que é relevante que a população picuiense ao ver uma situação de violação de direitos das crianças e adolescentes, no município, que denuncie e busque as medidas cabíveis no enfrentamento ao abuso e exploração sexual.

Ao longo deste mês, a Secretaria de Assistência Social e o CREAS, estarão desenvolvendo todo um trabalho de mobilização nas redes sociais, canais de comunicação oficial da Prefeitura de Picuí, bem como também realizarão, junto aos demais órgãos da rede de proteção do município, o acompanhamento especializado necessário, em casos de denuncia de violência contra as crianças e adolescentes.