Notícia

Campanha Faça Bonito 2023 é lançada oficialmente em Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 15/05/2023 às 17:22

Na manhã de hoje (15), foi lançada oficialmente no município de Picuí a Campanha Municipal Faça Bonito, na luta pelo combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento foi transmitido ao vivo pela Página do Facebook da Prefeitura de Picuí, confira clicando aqui.

Na oportunidade, participaram da mesa de honra, o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, a secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Guia Lucena, a secretária de Saúde, Janaína Almeida, a coordenadora do CREAS, Luana Mayara, e a conselheira tutelar, Emanuelly Araújo.

Após a abertura oficial, o grupo musical formado pelas crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o NACAD realizaram uma apresentação, ressaltando a importância da Campanha Faça Bonito.

Esta ação é fruto da parceria intersetorial entre as secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde juntamente com os órgãos de proteção à criança e ao adolescente do município de Picuí.

Campanha Faça Bonito

Neste  23º ano de mobilização do Dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00,  trata-se de uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do país. Esse ano tem ainda como marco os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, o que mobiliza a seguir construindo estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade.

O objetivo desta campanha municipal é destacar a data 18 de maio para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de local de moradia (rural ou urbana), de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerado sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual nesses casos ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como da exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, se tornam mercadorias e assim são utilizadas nas modalidades de exploração sexual como: tráfico, pornografia, contexto da prostituição e exploração sexual no turismo.

Tendo em vista estas considerações, a Campanha Faça Bonito tem por finalidade realizar o combate e enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, por meio da conscientização da população, bem como das crianças e adolescentes a denunciarem qualquer tipo de violação de direitos e os órgãos de proteção estão juntos nesta luta para tomarem as devidas providências.

Confira os melhores momentos do lançamento e a programação oficial desta importante campanha municipal.


Fonte: Campanha Faça Bonito ( https://www.facabonito.org/18demaio)

Galeria de fotos