Avaliação Diagnóstica Integra Educação Paraíba é Aplicada na Rede Municipal de Ensino de Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 20/03/2023 às 11:37

Os alunos do 1° ao 6° Ano do Ensino Fundamental de toda a Rede Municipal de Ensino de Picuí estiveram realizando nos dias 15 e 16 de março a Avaliação Diagnóstica Integra Educação Paraíba. Esta importante avaliação consiste na aplicação de provas de Língua Portuguesa e Matemática, em formato digital ou impresso, conforme a realidade de cada escola, utilizando a mesma matriz de avaliação do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb).

A principal finalidade desta iniciativa é gerar um painel de aprendizagem que permita identificar aluno por aluno, turma a turma, quais habilidades foram consolidadas de um ano para outro, e onde o déficit de aprendizagem se apresenta. Com isso, os dados gerados serão utilizados dentro do planejamento de cada escola, visando a recomposição do processo de ensino para a realização de uma aprendizagem significativa. Além disso, as informações serão utilizadas para atualizar os materiais e formações do Integra Educação PB.

Segundo informações fornecidas pela secretária de Educação, Cultura e Desporto, Guia Lucena, em Picuí, aproximadamente 1384 alunos fizeram a avaliação, de forma que a participação destes é de considerável importância para que a Secretaria de Educação possa compreender a situação de aprendizagem do município, entendendo melhor os estudantes.