Alunos da Rede Municipal de Ensino fazem o 1° Teste de Matemática da Provinha Brasil

por Publicado em 01/04/2015 às 07:52

Nos dias 30 e 31 de março, foi aplicado o 1° Teste de Matemática da Provinha Brasil para alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental I: Antônio Ferreira da Costa (Lagedo Grande), Antônio Ferreira de Lima (Urubu), João Belo Alves (Serra dos Brandões), Governador Flávio Ribeiro (Monte Santo), Rafael F. dos Santos (Massapê), Felipe Tiago Gomes (Limeira), Pedro Henriques da Costa (São José), Presidente Tancredo de Almeida Neves (JK) e Macário Zulmiro da Silva (Santa Luzia). Duzentos e oitenta e nove alunos da Rede Municipal de Ensino realizaram o teste. Segundo a supervisora escolar e aplicadora do teste, Maria de Fátima Santos, a Provinha Brasil \"permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial oferecidos nas unidades escolares da rede municipal de ensino. Tem como principal objetivo realizar o diagnóstico dos níveis de alfabetização dos alunos após um ano de estudos no ensino fundamental, de maneira que as informações resultantes possam apoiar a prática pedagógica do professor em sala de aula. Atualmente, a cultura de avaliação deixou de ficar restrita à sala de aula, porque, as questões relativas à avaliação vão além do nosso trabalho cotidiano, avaliações em larga escala, como a Provinha Brasil, permitem a definição de políticas públicas de ensino, motivo pela qual, é preciso afirmar que a avaliação não se opera no vazio; avaliamos para tomar decisões. Avaliar neste contexto nos remete a um conjunto de procedimentos e de processos de coleta, de comunicação de informações, realizado com o objetivo de tomada de decisões, que se pode tratar de uma decisão pontual, como elaborar uma nova sequência didática para favorecer a superação das dificuldades dos alunos ou uma decisão ampla, que envolva todo ambiente educacional.