Alunos da EMEF Tertuliano Pereira conhecem o CPAE (Cozinha Industrial)

por Janderye Macedo Publicado em 19/10/2023 às 11:27

Com objetivo de mostrar como é o processamento dos alimentos distribuídos nas merendas da Rede Municipal de Ensino, os alunos da Escola Municipal Tertuliano Pereira de Araújo, da comunidade rural de Pedreiras, estiveram visitando o Centro de Processamento da Alimentação Escola (CPAE).

Conhecida popularmente como a cozinha industrial, o CPAE recebe, armazena e produz diariamente toda merenda distribuída nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Também é realizado procedimento de alimentação para alunos com necessidades especiais, a exemplo dos intolerantes a lactose.

Os alunos puderam observar todos os estágios para que a merenda chegue até o prato nas escolas. De início, foram distribuídas toucas higiênicas a todos envolvidos na visita. “Esse é um momento rico em conhecimento para todos os alunos tendo em vista que eles possam acompanhar todo trabalho feito aqui. Além disso, eles saíram com a consciência do trabalho sério desenvolvido todos os dias e como é importante a alimentação saudável”, disse a coordenadora pedagógica da escola Susana Macedo.

“Pra eles é uma experiência muito marcante porque podem ter um novo olhar para a alimentação escolar e contamos como uma atividade lúdica também ao trazer nossos alunos para ver como acontece todo o processo da fabricação da alimentação”, disse a nutricionista responsável pela CPAE, Andreza Agda.