Agentes de Saúde de Picuí participam de encontro nacional em Brasília para apresentar trabalho

por Janderye Macedo Publicado em 13/12/2023 às 10:21

Os agentes de saúde (ACS) da cidade de Picuí, Marcelo Araújo e Marcus Antônio, estão na capital federal participando da primeira Mostra de Saúde com Agente e lá apresentaram o trabalho de combate as arboviroses realizado na unidade de saúde IV, localizada no bairro Cenecista durante o primeiro semestre deste ano.

No primeiro dia, eles foram diplomados junto aos mais de quatrocentos participantes do encontro nacional. Foram diplomados os alunos do curso técnico em agente de saúde e técnico em vigilância em saúde com ênfase no combate às Endemias. “Na diplomação tivemos a presença da ministra da saúde, Nísia Trindade, e o momento foi de grande emoção porque quando fizemos a inscrição do nosso trabalho, não imaginávamos que seríamos selecionados para estar aqui”, destacou Marcelo em participação no jornal municipal na manhã desta quarta-feira (13). A Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi a unidade que formou  os agentes.

De acordo com ele, foi apresentado o trabalho deles que teve como título “Palestra na sala de espera da ESF e caminhada no bairro Cenecista”. “A experiência foi muito gratificante, representamos todos os ACE e ACS de Picuí, na primeira mostra saúde com agente. Tivemos a honra da nossa preceptora Airi Lima, prestigiando a apresentação do nosso trabalho aqui no CICB”, finalizou.

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o tema central da 1ª Mostra Saúde com Agente é a integração das atividades do ACS e ACE nos territórios, devendo cada experiência escrita abordar, obrigatoriamente, essa temática, seguindo o pressuposto de que Atenção Básica e Vigilância em Saúde devem estar integradas para a adequada identificação de problemas de saúde nos territórios e o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária mais efetivas e eficazes.