Notícia

Agentes de Endemias promovem mobilização no bairro Monte Santo

por Janderye Macedo Publicado em 29/08/2023 às 10:51

A Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental, realizou nesta segunda-feira (28), uma ação por meio de visitas domiciliares para o incentivo ao combate contra o mosquito Aedes Aegypti.

O bairro escolhido foi o Monte Santo, atualmente com 15,5% no Índice de Infestação Predial (IIP) que mede a porcentagem de imóveis encontrados por meio das visitas dos agentes de endemias com focos do mosquito. O evento contou com panfletagem, vistoria dos reservatórios de água e mobilização por carro de som nas ruas.

Algumas atividades de combate corpo a corpo pode ser eficazes quando combinadas com outras medidas de controle, dentre elas a eliminação de criadouros, limpeza de áreas externas, telas de vedação, uso de repelentes, roupas protetoras, uso de mosquiteiros, educação e conscientização, descarte adequado de lixo, tratamento de reservatórios de água, além da participação comunitária por meio de ações de limpeza e prevenção promovidas junto a comunidade e agentes.

Lembrando que a dengue é uma doença grave e prevenir a proliferação do mosquito é essencial para reduzir os riscos de infecção. Além das medidas citadas acima, é importante estar atento aos sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo e dor atrás dos olhos. Se você ou alguém próximo apresentar esses sintomas, é fundamental procurar assistência médica.