AEE de Picuí realiza evento natalino e emociona público presente

por Janderye Macedo Publicado em 16/12/2023 às 12:52

Nesta sexta-feira (15), foi realizado no auditório municipal o evento natalino de confraternização das crianças e jovens inseridos nos Atendimentos Educacionais Especializados (AEE), popularmente conhecida como Sala de Recursos Multifuncionais.

Esses espaços têm uma importância fundamental na promoção da inclusão e no atendimento adequado às necessidades educacionais dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Todos os locais são projetados e equipados para oferecer recursos e estratégias pedagógicas individualizadas, proporcionando um ambiente inclusivo e participativo aos alunos. “As salas de recursos multifuncionais são um meio de possibilitar a igualdade de oportunidades de aprendizagem, buscando a superação de barreiras e a garantia do acesso pleno à educação”, destacou a coordenadora do AEE em Picuí, Geana Souza.

“Agradecemos aos professores, cuidadores e equipe pedagógica das escolas que desempenham um papel essencial na vida e no desenvolvimento dos estudantes, especialmente daqueles que são parte da educação especial inclusiva. Eles são fundamentais para garantir um ambiente educacional inclusivo, acolhedor e enriquecedor”, disse a Secretária de Educação, Guia Lucena.

“Aos pais e responsáveis, agradecemos por seu apoio constante, sendo um pilar fundamental no sucesso de seus filhos. Os pais também são uma fonte inesgotável de amor, incentivo e motivação para seus filhos”, enfatizou a primeira-dama Adriana Lucena, que esteve presente ao evento e representou o prefeito Olivânio Remígio.

O município de Picuí dispõe de seis salas de recursos multifuncionais inseridas nas escolas municipais: Pres. Tancredo de Almeida Neves, Severino Ramos da Nóbrega, Felipe Tiago Gomes, Gov. Flávio Ribeiro, Ana Maria Gomes e Tertuliano Pereira de Araújo. Cinco delas estão na zona urbana e uma na zona rural.

Este é um momento enriquecedor, com destaque para as apresentações dos nossos alunos. Foi uma oportunidade única de ver o brilho nos olhos de cada um deles, ao compartilharem seus talentos.

Os benefícios das salas de recursos multifuncionais são evidentes não apenas para os alunos com necessidades especiais, mas também para os demais estudantes, professores e toda a comunidade escolar. A inclusão educacional fortalece valores de respeito à diversidade, empatia e solidariedade, preparando os estudantes para uma sociedade mais justa e igualitária.