Ação intersetorial realiza mobilização pela saúde dos idosos no distrito de Santa Luzia

por Janderye Macedo Publicado em 16/04/2024 às 11:32

Na manhã desta quarta-feira (10) foi realizada uma ação voltada especialmente para os idosos do distrito de Santa Luzia. Trata-se da lembrança ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.

A data é comemorada no dia 06 de abril, mas os cuidados com a saúde devem ser lembrados todos os dias. O evento contou com aferição de pressão, teste de glicemia, palestra sobre vacinação, aula de zumba e um café da manhã especial.

Esse dia foi um convite à reflexão sobre a importância de cuidar do bem-estar físico, mental e emocional para todas as idades, mas os idosos são um público alvo especial para a ação.

O Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Brasil é celebrado em 6 de abril. Esta data foi escolhida para coincidir com o Dia Mundial da Atividade Física, reforçando a importância do movimento físico como uma das principais formas de prevenção de doenças e promoção da saúde.

A criação deste dia visa incentivar a reflexão e ações que promovam melhores estilos de vida entre os brasileiros, enfatizando não só a atividade física, mas também a alimentação saudável, o bem-estar mental e emocional, e a prevenção de doenças.

Em todo o país, diversas atividades são organizadas por entidades governamentais e não governamentais para marcar a data. Estas atividades incluem workshops, palestras, caminhadas, aulas de ginástica, além de campanhas de conscientização sobre temas relevantes para a saúde pública, como a luta contra o sedentarismo, o controle do estresse e a importância de hábitos alimentares saudáveis.

Celebrar este dia é uma oportunidade para que as pessoas se conscientizem sobre a importância da saúde integral e da qualidade de vida, entendendo que pequenas mudanças no dia a dia podem ter grandes impactos na saúde a longo prazo. É também um momento para políticas públicas serem revisadas e novas propostas serem incentivadas, visando a melhoria da qualidade de vida da população em geral.