Notícia

Unidades Básicas de Saúde do Município só estão Atendendo Urgência e Emergência, no Período de Isolamento Social

por Kamylla Salusto Publicado em 30/03/2020 às 11:01

A Secretaria de Saúde do município de Picuí vem a público comunicar que o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, bem como do Centro de Especialidades da Saúde da Família e o Centro de Especialidades Odontológicas continuam em pleno funcionamento, mas fornecendo apenas o atendimento às possíveis urgências e emergências que demandem cuidados maiores, em virtude da pandemia de Coronavírus em todo o mundo, demandando as respectivas restrições.

A Prefeitura Municipal de Picuí, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e os Decretos Municipais n°560/2020 e n°562/2020, tem tomado uma série de medidas preventivas ao COVID-19, visto que a atual situação demanda o urgente emprego destas medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos de considerável agravo à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença. 

Neste sentido, para além destas medidas, citadas e elencadas nos decretos municipais, a população deve entender com quais sintomas deve procurar ajuda e auxílio médico tanto no hospital, como nos postos de saúde, disponíveis e presentes em sua comunidade. 

Quando a pessoa apresentar os sintomas de coriza, febre, tosse e falta de ar, é necessário que procure o hospital para uma consulta urgente; Em caso de apresentar os sintomas de coriza, febre e tosse, procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima; Se caso apresentar coriza e febre, ficar alerta em casa e/ou procurar o agente de saúde para orientação; e apresentando apenas coriza, o ideal é ficar em isolamento social, repouso, até se recuperar totalmente. Estas são as principais dicas que a Secretaria de Saúde passa para todos.

Vale salientar que o isolamento social para todos os munícipes é o mais indicado neste crítico momento na prevenção e combate ao coronavírus no município, que apesar de ainda não ter apresentado nenhum caso confirmado de COVID-19, tem tomado uma série de atitudes para evitar a chegada e propagação da doença, como pontuado anteriormente.