12 de Junho: Dia da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil

por Kamylla Salusto Publicado em 12/06/2020 às 13:02

A Prefeitura Municipal de Picuí, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, esteve promovendo durante esta semana a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, juntamente com toda a rede de proteção do município.

O Conselho Tutelar, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), o CRAS, CREAS e o Programa Criança Feliz, dentre outros, estiveram apoiando e desenvolvendo, de forma online, ações em prol desta importante campanha, pela qualidade de vida e garantia dos direitos da criança e do adolescente. Em casos de denúncia, a rede de proteção tomará as devidas providências, bem como realizará o devido acompanhamento, dando a assistência necessária aos indivíduos que, por ventura, tiveram seus direitos violados.

Segundo a Coordenadora do CREAS, Luana, "durante a primeira quinzena do mês de junho, a equipe do CREAS junto a rede de proteção do município para crianças e adolescentes desenvolveu a campanha em alusão ao dia 12 de junho: dia mundial de combate ao trabalho infantil. Esse ano em virtude da pandemia do COVID-19, as ações estiveram acontecendo exclusivamente online, por meio das nossas redes sociais e mídia local, e tiveram por objetivo alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia do novo coronavírus. Com o slogan Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil.  O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar. Desse forma precisamos fortalecer a rede de proteção e conscientizar a população acerta da temática, para que assim crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos" acrescentou.