Prefeitura de Picuí inaugura nesta sexta, 8 de março, a Casa dos Conselhos

Publicado em 08/03/2019 às 08:57

Prefeitura de Picuí inaugura nesta sexta, 8 de março, a Casa dos Conselhos

Neste 8 de março, iniciando os eventos alusivos aos 115 anos de Emancipação Política de Picuí, o Governo da Participação atende a uma antiga reivindicação dos Conselhos Municipais,  com a inauguração da Casa dos Conselhos.

A Casa dos Conselhos é uma instância municipal de caráter permanente, que presta atendimento no que diz respeito ao controle social dos conselhos, dos fóruns e dos comitês municipais vinculados à Prefeitura Municipal de Picuí. O espaço auxilia no controle social das políticas públicas no município. Dentro de um ambiente democrático, aberto a todas as pessoas da sociedade civil e poder público, com o fortalecimento dos seus serviços apresentado as comunidades, onde todos os conselheiros se reunirão mensalmente para sugerir ideias, projetos que ajudarão na execução das ações voltadas para o bem comum da população, previsto na Constituição Federal dos serviços que estão à disposição de todos.

Serviços Prestados pela Casa dos Conselhos

- Apoio administrativo aos Conselhos Municipais em relação a: convocação e pauta, atas, ofícios, resoluções, declarações, comunicados, encaminhamentos, portarias.

- Apoio jurídico aos Conselhos Municipais em relação a: eleição, substituição de membros, ofícios, processos.

- Guarda e controle da documentação dos Conselhos.

- Registro das documentações recebidas e expedidas, classificando e realizando seus trâmites internos.

A Casa dos Conselhos conta com 14 Conselhos:

• Conselho Municipal de Educação - CME

• Conselho Municipal de Alimentação Escolar - CAE

• Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB

• Conselho Municipal de Saúde - CMS

• Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas

• Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS

• Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA

• Conselho Municipal da Mulher - CMM

• Conselho Municipal do Idoso - CMI

• Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA

• Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável – CMDRS