Notícia

Semana Municipal da Leitura tem evento sobre literatura de cordel e cangaço

Publicado em 21/11/2023 às 09:10

Na noite desta segunda, 20 de novembro, dentro da programação da Semana Municipal da Leitura 2023, aconteceu um HTCP Coletivo com professores da rede municipal de ensino, no Auditório Municipal “Djailma de L. Vasconcelos”. O evento foi aberto pela secretária de Educação, Cultura e Desporto, Maria da Guia Lucena, que deu boas-vindas aos presentes e falou da importância do ato de ler, entre outros temas. Em seguida, a Filarmônica “Coronel Antônio Xavier” fez uma participação especial – ocasião em que apresentou seus novos músicos à comunidade – e a professora Walkyria realizou uma contação de história.

 

Em seguida, foi a vez do cordelista e pesquisador Kydelmir Dantas proferir a palestra “A literatura de cordel na sala de aula”, onde mostrou o passo a passo dessa produção literária, além de contextualizá-la na história brasileira. Finalmente, a pesquisadora e escritora Fabiana Agra apresentou seu mais novo livro “As andanças de Antônio Silvino pelos sertões do Seridó e Curimataú”.

 

 

RELEASE DO LIVRO

Dois anos após lançar “A Diáspora no Sertão do Seridó”, onde narra a trajetória dos descendentes de cristãos-novos até chegarem aos sertões do Seridó, a pesquisadora Fabiana Agra continua a desvendar a história ainda não contada da região onde vive – dessa vez acrescentando o vizinho Curimataú -, percorrendo os últimos anos do século XIX e primeiros anos do século XX, período em que o cangaceiro Antônio Silvino reinava absoluto pelos sertões de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Neste livro, a autora trata das andanças do “Capitão” pelos sertões do Seridó e Curimataú.

O livro remete às antigas histórias que a autora ouvia na hora de dormir, contadas pela sua avó Mariinha Cavalcante, ao pé da sua cama. De “As histórias de Carlos Magno e os doze pares da França”, passando por “Roberto do Diabo”, até chegar à “Donzela Teodora”, a menina daqueles tempos foi decodificando em sua mente a época medieval, onde Dom Sebastião era esperado em seu cavalo branco, enquanto São Jorge derrotava o dragão lá em cima, lá na lua, naquelas estórias “pra-criança-dormir”. Depois vieram as feiras-livres na cidadezinha do interior, com seus cordéis, com os repentistas dedilhando versos do Cego Aderaldo, e os absurdos de Zé Limeira... Porém, o que mais fazia a menina arregalar os olhos, era quando dona Mariinha contava as visitas que o cangaceiro Antônio Silvino fazia à fazenda Riachão, propriedade de um dos seus bisavôs maternos, Antônio Tomás de Medeiros. A menina tome a perguntar sobre aquele homem, e dona Mariinha ia contando; eram histórias de gente grande, que a avó amenizava no palavreado... Anos depois, a lembrança se fez presente, e a autora resolveu correr atrás de livros, de antigos jornais e dos especialistas no assunto, para colocar as regiões do Seridó e Curimataú no mapa do movimento do Cangaço, através das alpercatas do “Rifle de Ouro”, do “Governador do Sertão”, o Capitão Antônio Silvino.

Galeria de fotos