Projeto Mais Pecuária Brasil Conclui Primeira Etapa para o Melhoramento das Raças Bovinas de Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 06/07/2022 às 09:11

Na última quinta-feira (30), a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente estiveram realizando o terceiro protocolo referente ao Projeto Mais Pecuária Brasil, com a finalidade de promover inseminação artificial para o melhoramento das raças bovinas do município de Picuí, através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e dos Empreendedores Familiares do Brasil.
Na ocasião, o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, junto ao secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Ranieri Ferreira, estiveram acompanhando de perto essa ação importante para as famílias agricultoras.
Este projeto que vem sendo desenvolvido na zona rural de Picuí, prevê cerca de 2.400 inseminações em quatro anos, a começar neste ano, sendo 600 inseminações por ano.
Segundo o secretário de Agricultura, Ranieri Ferreira, inicialmente foram atendidos 6 produtores com 20 animais inseminados com raças Nelore e Gi e raças Girolando holandesa e Gi leiteiro, dependendo da escolha e da vocação de cada produtor.
Com isso, o primeiro ciclo do projeto foi concluído em Picuí, de maneira que uma nova quantidade de produtores cadastrados para que sejam atendidos por este importante projeto no mês de agosto, com uma perspectiva de chegar até o mês de dezembro com aproximadamente 300 animais inseminados, o que representará uma considerável melhoria na qualidade genética dos animais (rebanho bovino) de Picuí, que é uma das principais atividades econômicas agrárias do município, garantindo qualidade aos animais com maior capacidade de promover valorização ao animal.
A inseminação artificial é a biotecnologia mais simples e rápida para promover o melhoramento genético em bovinos.
O processo é realizado da seguinte forma: na primeira etapa, é feita a identificação das vacas que estão saudáveis e aptas para a inseminação, em que é realizada a limpeza do animal e no botijão estão os sêmens armazenador em uma temperatura de 196 graus negativos e, logo após a palheta contendo o sêmen da raça específica do touro é retirado é aquecido a 37 graus e em seguida o material genético é depositado no aplicador é inserido na vaca. Para a CONAFER trata-se de um desafio e ao mesmo tempo uma grande oportunidade de contribuir significativamente com a qualidade bovina do município de Picuí.
É importante ressaltar que o produtor rural que esteja interessado por este projeto, basta procurar a Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente com os documentos pessoais e as informações acerca da propriedade, a produção e a quantidade de animais, se cadastrar e, em seguida, a equipe técnica da secretaria fará os encaminhamentos para o agendamento da visita por parte dos profissionais responsáveis pelo projeto.