Prefeitura Municipal de Picuí Lança Oficialmente a Campanha de Combate à Homofobia

por Kamylla Salusto Publicado em 19/05/2020 às 12:15

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação, através do Prefeito Constitucional de Picuí, Olivânio Remígio, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e a Coordenadoria do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS, lançaram oficialmente na manhã de hoje (19/05), no programa Jornal Municipal - transmitido nas redes sociais oficiais e na rádio local, a Terceira Campanha Municipal contra a Homofobia, cujo tema deste ano é "Construindo pontes e desconstruindo preconceitos".

É de considerável importância ressaltar que, em virtude das medidas preventivas ao coronavírus, os eventos em alusão a esta campanha, bem como o seu lançamento oficial, estão acontecendo exclusivamente online e a participação de todos nesta mobilização e processo de conscientização é relevante.

Estiveram presentes na ocasião, o Prefeito Constitucional Olivânio Remígio, a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Lucena, e a Coordenadora do CREAS Picuí, Luana, que abordaram esta importante campanha, de maneira esclarecedora para a sociedade picuiense.

O Prefeito Olivânio destacou, em sua fala, a importância e prioridade que o Governo da Participação dar em trabalhar a campanha de Combate à Homofobia no município, visto que, através da Secretaria de Assistência Social, é desenvolvido um trabalho sério, responsável e compromissado com a garantia das políticas públicas de assistência para a população LGBT que, por vezes, tem os seus direitos violados e desrespeitados e pautar essa discussão na atualidade é necessário, prezando, sobretudo pelo respeito à diversidade e a liberdade do(a) outro(a), enquanto cidadão.

A Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Lucena, pontuou a relevância da conscientização da população acerca da igualdade e diversidade de gênero e sexualidades, visto que valores como o respeito, são essenciais na sociedade e que brincadeiras de mal gosto na verdade são maneiras de tratar o(a) outro(a) com preconceito, de naturalizar a homofobia, e que estas devem ser combatidas e a violência, denunciada.

A Coordenadora do CREAS, Luana, destacou os trabalhos realizados pela Secretaria de Assistência Social e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social, enfatizando a relevância que esta temática tem, sobretudo, no enfrentamento e combate à homofobia no município, em que se faz necessário orientar, conscientizar a população acerca deste tipo de violência e realizar e oferecer o atendimento, apoio e assistência necessária as pessoas que necessitarem de ajuda e/ou foram vítimas. Para denunciar casos de homofobia, é importante ligar para o 190 (número da Polícia Militar) e pelo Disque 100 (Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos).

A data foi escolhida porque, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Ficou reconhecido que este comportamento é apenas um traço da personalidade, não um distúrbio da mente. O dia não marca apenas a luta dos homossexuais, mas também dos transgêneros, travestis e bissexuais. Apesar de todos os avanços alcançados nos direitos dos LGBTs, a data não é uma comemoração – serve para a conscientização.

Esta campanha de conscientização acerca do combate à Homofobia está sendo realizada entre os dias 19 e 22 de maio de 2020, pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Picuí, da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social. Participe, contribua com a mobilização social, por esta importante causa, pela vida, pela liberdade, pela diversidade de gênero e sexualidade.