Picuí sedia “I Estudo sobre Cangaço e Sertanidade do Seridó e Curimataú”

por AssCom/PMPicuí Publicado em 15/01/2024 às 10:23

O primeiro "grande encontro" sobre nordestinidade das regiões do Seridó e Curimataú aconteceu em Picuí neste sábado, 13 de janeiro de 2024, das 8 às 14 horas, no Auditório Municipal "Djailma de Lima Vasconcelos", e contou com a presença de pesquisadores e convidados de vários lugares dos sertões da Paraíba e Rio Grande do Norte. Aconteceram palestras, roda de conversa, além do lançamento de livro e de cordéis.

O evento teve início com a apresentação da aula magna “Síntese Cronológica do Cangaço”, proferida pelo pesquisador e membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Kydelmir Dantas; em seguida, aconteceu o lançamento oficial do Grupo Parahyba Cangaço, com a apresentação de seu estandarte, pela cordelista e artesã pessoense Maria Parahybana. Após o lanche, o encontro prosseguiu com a palestra de Virna Lúcia de Farias (doutora em Literatura e Cultura e pós-doutora em História Cultural), coordenadora do Polo Letras EAD do IFPB Campus-Picuí, com o tema “A representação do cangaceiro na literatura: Cabeleira e Zeca Diabo”; em seguida, o historiador campinense Edvaldo Lacerda Cavalcanti proferiu a palestra “O Cangaço na música brasileira: banditismo, heroísmo ou ausência do Estado?”.  Após as palestras, a diretora municipal de Turismo e Meio Ambiente de Picuí, Fabiana Agra, lançou oficialmente seu mais novo livro “As andanças de Antônio Silvino pelos sertões do Seridó e Curimataú”.

O evento teve a sua culminância com a Mesa Redonda sobre Cangaço e Sertanidade, que contou com as presenças de Patrícia Aragão (doutora em Educação e professora da Universidade Estadual da Paraíba), do pesquisador e cordelista Kydelmir Dantas, da pesquisadora e escritora Fabiana Agra, do professor e pesquisador campinense Julierme Wanderley (fundador do Grupo Borborema Cangaço), da cordelista Gorete Lira e dos cartunistas Damião Seridó e José Ivaldo Macedo. O I Estudo sobre Cangaço e Sertanidade foi encerrado com a leitura de um cordel de autoria da picuiense Gorete Lira e da apresentação cultural de Maria Parahybana.

O evento foi uma realização do IFPB Campus-Picuí - Polo Letras EAD e do Grupo Parahyba Cangaço, tendo sido viabilizado através do apoio da Prefeitura Municipal de Picuí, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Deporto e da Secretaria de Agricultura, Turismo e Ambiente, com o apoio técnico da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.